ContrataçõesFutebol Profissional

Velocidade na troca de passes e Jogo de Posição: O Raio-X de Domènec Torrent, provável novo técnico do Flamengo

As últimas 24 horas sinalizaram que o excelente trabalho (mais um) dos dirigentes Marcos Braz e Bruno Spindel foi finalizado com sucesso. O espanhol Domènec Torrent é o provável novo técnico do Flamengo. De todos os nomes consultados pela dupla, o espanhol de 58 anos foi o que mais mostrou interesse pelo clube, o que aparentemente já culminou com um acerto verbal. O contrato deve durar até dezembro de 2021. Mas quem é esse profissional, ainda não muito conhecido no futebol brasileiro?

  • O início

Domènec Torrent (leia-se Dómeneque Torrân) Font, chamado no meio futebolistico por Dome Torrent ou apenas Dome, nasceu em Girona, região da Catalunha na Espanha. Foi jogador de meio-campo em equipes da região aonde nasceu nos anos 80 e se tornando técnico de futebol na década seguinte. Mas foi nos primeiros anos deste século que ocorreu a grande guinada da sua carreira, ao conhecer o técnico Pepe Guardiola, se tornando seu auxiliar por grandes equipes da Europa e ajudando seu comandante a conquistar grandes títulos com campanhas de destaque.

Foram 11 anos seguidos de parceria na Europa com Guardiola, de 2007 a 2018, entre Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, o que lhes renderam nada mais nada menos do que 24 títulos de grande expressão, incluindo aí 3 taças da Liga dos Campeões da UEFA pelo Barça, ajudou Guardiola a formar o lendário time que dominou o futebol espanhol por quase 10 anos, além de 7 títulos nacionais distribuídos em todos os clubes citados. Parceria de sucesso pela filosofia de jogo em comum aos dois: O jeito Cruyff de jogar.

Domènec Torrent e Gardiola em ação numa partida pelo Bayern de Munique

 

  • A filosofia Cruyff e o jogo de posição

Que o treinador Pepe Guardiola é um entusiasta da filosofia de jogo desenvolvida pelo ex jogador e finado técnico Johan Cruyff, todo mundo já sabe. O lendário Cruyff implementou o que ficou conhecido por Jogo de Posição, sistema tático em que o jogador fica mais fixo em determinada posição no campo para esperar que a bola chegue até ele. Guardiola aperfeiçoou o sistema utilizando troca rápida de passes (famoso tik-taka) e controle de bola constante que neutraliza o adversário. Domènec Torrent segue a mesma cartilha.

Para ele, preencher corretamente e buscar espaços em campo, distribuir as peças e manter-se bem posicionado, é fundamental para a evolução do jogo, o que explica a eficiência do tik-taka (toco e vou), além é claro da qualidade individual dos que o executam. Esse sistema de jogo também exige muita movimentação entre os jogadores e a valorização da alta posse de bola faz com que as defesas se abram com o passar do tempo. Os meias procuram acionar pontas e laterais do time para forçar essa abertura da defesa adversária.

  • Semelhanças e diferenças de jogo entre Domènec Torrent x Jorge Jesus

O Flamengo foi imponente e poderoso dentro de campo nos últimos 12 meses devido a sua filosofia ofensiva. Pensando nisso, Spindel e Braz foram ao mercado na busca de um técnico que procurasse manter a filosofia vencedora. O sistema do técnico espanhol se difere por não proporcionar a mesma intensidade de jogo imposta no sistema de Jorge Jesus, bem como a sua conhecida movimentação vertical de seus times. Porém Domènec Torrent não abre mão do jogo ofensivo, de se pensar em tudo com o objetivo de buscar sempre o gol.

  • Último trabalho realizado

Em 2018 Domènec Torrent chegou ao New York City FC, clube da Major League Soccer dos EUA e a oportunidade de atuar como técnico após as excelentes experiências como auxiliar de Guardiola e aplicar sua filosofia de jogo já pronta. No comando da equipe, conseguiu chegar as quartas de final da competição depois de ter classificado o time em primeiro lugar na Conferência Leste. O time ainda teve o segundo melhor ataque do campeonato e o terceiro que mais finalizou. Foi a melhor campanha da história do New York City.

  • O que esperar do novo técnico no Flamengo

Um novo paradigma está para ser quebrado pelo Flamengo. O anterior foi a chegada de um grande treinador europeu com ideias revolucionárias da visão de jogo a ser implementada no futebol brasileiro, tão parado no tempo. Está chegando novo técnico europeu com filosofia distinta do seu antecessor, porém com a mesma fome de vitórias e a busca incessante pelo gol sobre o adversário, fator crucial do sucesso do Flamengo. Apesar de filosofias distintas, o processo de adaptação as novas ideias não será lento, face a grande qualidade que o elenco possui.

Ainda sobre a qualidade do elenco, vemos jogadores que sabem preencher os espaços no meio campo dentro da filosofia do novo técnico como Gerson, Everton Ribeiro, Thiago Maia e Diego. Temos ainda os jogadores que atuam nas pontas e lados do campo de velocidade como Bruno Henrique, Michael, Vitinho e Pedro Rocha, acionados pelos de meio campo na filosofia do jogo de posição. O Flamengo está pronto para receber de braços abertos Domènec Torrent.

 

Veja também:

Aguardando a chegada do novo treinador, time fará jogo treino contra o Olaria

Basquete rubro-negro montando um dos mais fortes elencos dos últimos tempos

 

Etiquetas

Anderson Almeida da Silva

Uma pessoa simples, que acredita demais nos bons valores do ser humano, amante do bom e velho rock n' roll e principalmente, num eterno caso de amor com o nosso Flamengo. Amor esse que descem lágrimas ao escrever. SRN!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar