Finanças

Um dia a conta chega…

0

Muitos de vocês já devem ter ouvido essas frases, até mesmo entre torcedores do próprio Flamengo: “Um dia a conta chega”… “Vai deixar dívida para próxima gestão”.

Pois bem, já se foi o tempo em que a diretoria gastava o que tinha e o que não tinha para que se montassem times em busca de resultados e esquecendo dos valores a pagar do futuro.

Antes de qualquer discussão acerca do gasta mais ou menos que deveria, é importante sempre reforçar que, o Flamengo na gestão do presidente Bandeira de Melo, alterou seu estatuto, onde, resumindo: O presidente poderá arcar com possíveis “rombos” deixados em sua gestão para futuros presidentes.

Além do mais, desde 2014, o Flamengo publica em seu site oficial um orçamento (sempre no ano anterior ao exércicio que virá), onde o mesmo demonstra todas as suas perspectivas de receitas e despesas ao longo do ano. Até mesmo a necessidade de captação de recursos a fim de honrar com compromissos em meses em que a receita possivelmente ficará abaixo do necessário.

O tema captação de emprestimo, para muitos, pode parecer que o clube está entrando em dívidas, porém, tal situação é comum em qualquer empresa de grande porte. O Flamengo, hoje, possui um nome de respeito dentro das instituições financeiras, é uma “empresa” reconhecida por honrar suas dívidas, além de ser o unico clube no Brasil auditado por uma empresa “Big Four”, conforme noticiamos aqui no Redação Rubro Negra recentemente. Logo, essas captações são saudaveis, uma vez que possuem juros baixos e pagamento em curto/médio prazo.

Outro ponto que pode deixar o torcedor mais tranquilo com relação ao tema, é a seriedade como é tratado o orçamento previsto no clube. Esse ano, por exemplo, o clube enxergou a possibilidade de aumentar seu poderio financeiro para a compra de direito de novos jogadores. Para isso, houve a necessidade de ajuste no orçamento do clube, ação essa que foi efetuada com um planejamento reajustado dentro de fevereiro desse ano.

Os dados do orçamento do clube, desde 2014, estão no link abaixo e convido vocês a olharem essas apresentações e a entenderem, de uma vez por todas, que realmente um dia a conta chega, porém, o Flamengo estará preparado para pagá-la.

https://www.flamengo.com.br/transparencia/orcamentos

Saudações Rubro Negras.

Rafael Frizeiro Perez
Rafael Perez, contador formado pela UFRJ, pós graduado em Planejamento Tributário pela Mackenzie Rio e formando em LLM (Contabilidade e Direito Tributário) pela IBMEC e integrante do conselho deliberativo do Clube de Regatas do Flamengo. Rubro Negro graças a herança do falecido avô Perez, espanhol que se apaixonou pelo Mais Querido ao chegar no Brasil. Tem seu pai, Gabriel, como seu fiel companheiro de Maracanã.

    Primeiro semestre rubro-negro. Decepcionante ou esperançoso?

    Previous article

    Virna: De Natal, para o maior do Mundo!

    Next article

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    TABELA