Cartola FC rodada 9 dicas
E estamos prontos para mais uma rodada, dessa vez, uma rodada um pouco mais escassa de opções, mas nada impossível, vamos em busca da mitada, que quase veio forte na última rodada, faltou uma coisa importante, o SG. De 20 equipes, apenas Santos, Vasco e Atlético Mineiro mantiveram o SG, o que complica muito a nossa pontuação com defensores. E a falta de SG no campeonato, complica m ais ainda uma rodada como essa, poucos favoritos, dois clássicos, disputas diretas, uma rodada com grandes jogos e poucas opções defensivas para escalar.

Bom, mas sem mais delongas, vamos para as análises da rodada 9 do Brasileirão.

Jogos de quarta:

Athlético-PR x Botafogo (Arena da Baixada):

Iniciamos a rodada 9 num duelo contra a zona de rebaixamento e sem grandes opções pro Cartola. O CAP não vence há 6 jogos e joga em casa tentando se reabilitar da fase ruim. Enquanto isso, o Botafogo não fede nem cheira, a equipe vem de empates seguidos e tem apenas uma vitória no campeonato. Portanto, eu não vejo favoritos na partida, a fase das duas equipes é ruim  e é uma partida que eu fugiria na hora de escalar.

Boas opções do CAP: Santos e Citadinni

Boas opções do  Botafogo: Gatito, Kanu e Kalou

Fortaleza x Sport (Castelão):     

E seguindo a rodada, temos outro jogo na parte de baixo da tabela. Fortaleza e Sport se enfrentam num clássico nordestino e se encontram em momentos diferentes. O Sport vem numa crescente muito boa, de duas vitórias seguidas com o novo treinador e o Fortaleza começou mal o campeonato, depois melhorou e agora voltou a ir mal. Contudo, eu vejo o Fortaleza levemente como favorito, pela qualidade do ataque, mas tudo pode acontecer, o jogo é muito aberto.

Boas opções do Fortaleza: Felipe Alves, Romarinho e Wellington Paulista

Boas opções do Sport: Patric e Marquinhos

Goiás x Coritiba (Serra Dourada):

E ainda temos  outro jogo contra o rebaixamento. O lanterna, Goiás encara o Coritiba, que também está na zona de rebaixamento. O Goiás tem apenas uma vitória no campeonato e está mais ameaçado do que nunca no campeonato, e o Coritiba, a equipe melhorou depois da entrada do novo treinador, venceu duas, empatou uma e mesmo perdendo na última rodada, conseguiu fazer uma boa partida contra o Atlético Mineiro e por pouco não arranca um empate. Por isso, eu vejo o Coritiba como favorito na partida, mesmo jogando fora de casa.

Boas opções do Goiás: Tadeu, Pintado, Vaz, Jefferson e Bessa

Boas opções do Coritiba: Wilson, Sabino e Galdezani

São Paulo x RB Bragantino (Morumbi):

E depois de uns jogos complicados, temos um dos favoritos da rodada. O vice líder, São Paulo, encara o Bragantino e tem tudo para manter sua boa fase. O tricolor paulista vem de 4 vitórias nos últimos 5 jogos e apresenta uma melhora significativa no seu futebol. Enquanto isso, o RB Bragantino está muito distante do que era esperado e é o vice lanterna do campeonato. Por isso, eu vejo o São Paulo como amplo favorito na partida.

Boas opções do São Paulo: Volpi, Reinaldo, Hernanes, Vitor Bueno e Luciano

Boa opção do RB Bragantino: Claudinho

Fluminense x Flamengo (Maracanã):

Agora temos o primeiro clássico na rodada, o Flamengo parece que está se encaixando com o Domenec Torrent e já vem de 4 vitórias nos últimos 6 jogos, além de apresentar um belo futebol novamente. Já o Fluminense, a equipe começou muito bem o campeonato, mas já vem de dois tropeços e precisa vencer a qualquer custo.  Entretanto, eu vejo o Flamengo levemente como favorito, mas clássico é clássico.

Boas opções do Fluminense: Egídio, Calegari, Nenê e Dodi

Boas opções do Flamengo: Gabriel Batista, Filipe Luis, Arrascaeta (se jogar), E.Ribeiro e Gabigol

Santos x Atlético MG (Vila Belmiro): 

E finalizando a quarta feira, temos outro grande jogo da rodada. Sampaoli irá reencontrar seu ex time, que está oscilando bastante. Nos últimos 5 jogos o Santos perdeu 2, venceu 2 e empatou 1. A equipe está num sobe e desce na tabela e não consegue encaixar uma boa sequencia. Já o Atlético, a equipe está em terceiro colocado, com um jogo a menos e vive grande fase, mas ainda é irregular dentro das partidas, a equipe ainda não consegue jogar um jogo inteiramente bem, geralmente é um primeiro tempo ruim e um segundo tempo bem melhor. Por isso, eu não vejo favoritos, mas vejo boas opções pro Cartola.

Boas opções do  Santos: João Paulo, Felipe Jhonatan e Marinho

Boas opções do Atlético: Rafael, Arana, Alonso e Sasha

Jogos de quinta feira:

Corinthians x Palmeiras (Arena Corinthians): 

E iniciamos a quinta feira, com o outro clássico da rodada. O Palmeiras, vem oscilando bastante no campeonato e mesmo com toda a pressão em cima do Luxemburgo, a equipe vem conseguindo resultados e aos poucos chegando no topo da tabela. O Corinthians por outro lado, também vive com muita pressão em cima do treinador, mas os resultados não estão chegando, a equipe joga muito mal, perde pontos bobos em casa e cada vez  mais se distancia do grupo de cima. Contudo, clássico é clássico e quem viu as finais do campeonato Paulista sabe, Palmeiras x Corinthians é um jogo pegado, geralmente com poucos gols e por isso, eu não vejo favoritos para essa partida e fugiria dela na hora de escalar pra rodada 9 do Cartola FC.

Boas opções do Corinthians: Fágner, Araos e Jo

Boas opções do Palmeiras: Viña,  Zé Rafael e Luiz Adriano

Internacional x Ceará (Beira-Rio):

E na sequência, temos um dos grandes favoritos da rodada 9. O líder, Internacional, encara o Ceará em casa e precisa voltar a vencer depois de 2 empates seguidos. Entretanto, a fase do Ceará não é ruim, foram 3 vitórias nos últimos 5 jogos e a equipe vem dando bastante trabalhos para os adversários, principalmente com seu ataque muito participativo. Contudo, eu vejo o Internacional como favorito pela fase e qualidade da equipe, mas é uma partida aberta, o Ceará pode surpreender.

Boas opções do Internacional: Lomba, Cuesta, Saravia, Uendel, Galhardo, Patrick e Boschillia

Boas opções do Ceará: Prass, Sobral e Vinícius

Bahia x Grêmio (Pituaçu):

E no penúltimo jogo da rodada, temos um duelo entre duas equipes em péssima fase. O Grêmio não vence no Brasileirão há 6 jogos e o Bahia há 5. Ambas as equipes com muitos empates na competição e poucos gols marcados. Entretanto, além da má fase, o Grêmio vai bastante desfalcado para a partida e por isso, eu vejo o Bahia como favorito na partida.

Boas opções do Bahia: Claus, Nino, Rodriguinho e Elber

Boas opções do Grêmio: David Braz, Cortez e Alisson

Vasco x Atlético Goianiense (São Januário):

E pra finalizar a rodada, temos outro grande favorito dela. O Vasco, que vive grande fase, encara o décimo oitavo colocado em casa e tem tudo para manter sua boa sequência. A equipe comandada por Ramon Menezes tem a melhor defesa do campeonato e o vice artilheiro, Cano. Além disso, a equipe do Atlético Goianiense tem uma das piores defesas e um dos piores ataques da competição. Por isso, eu vejo o Vasco como amplo favorito na partida.

Boas opções do Vasco: Fernando Miguel, Miranda, Castan (se jogar), Píkachu, Benitez, Talles Magno e Cano

Boas opções do Atlético GO: N/A

Top 5 melhores opções para a rodada 9 posição por posição:
  • Goleiros: Wilson, Gatito, João Paulo, Lomba e Claus
  • Laterais: Saravia, Reinaldo, Uendel, Filipe Luís, Nino Paraíba e Pikachu
  • Zagueiros: Cuesta, Miranda/Castan (se jogar), Sabino, Vaz e Alonso
  • Meias: Galhardo, Benítez, Arrascaeta (se jogar), Boschillia/Patrick  e  Hernanes
  • Atacantes: Marinho, Gabigol, Cano/Talles Magno, Luciano e Wellington Paulista
  • Técnicos: Coudet, Ramon Menezes, Fernando Diniz, Domenec Torrent e Thiago Larghi
Melhores opções para capitão na rodada 9
  • Opções mais seguras: Galhardo, Gabigol e Marinho
  • Opções para fugir do óbvio: Saravia, Luciano e Talles Magno

 

Time que eu enxergo como o mais próximo do ideal para quem tem muitas cartoletas
Cartola FC rodada 9 Dicas
Devem haver alterações até o fechamento do mercado, quarta feira 16:30hrs.
*Caso não tenhamos confirmação sobre o Arrascaeta, deve entrar Hernanes ou Boschillia na equipe.
Opções boas e baratas para quem quer economizar e valorizar na rodada: 

E como temos uma rodada difícil e cara pela frente, sempre bom vermos aquelas apostas custo-benefício que podem fazer a diferença na rodada.

No gol, Gabriel Batista do Flamengo e Claus, do Bahia. Ambos encaram partidas difíceis pela frente, o que pode gerar defesas difíceis para os dois, o SG eu vejo como muito difícil de ser mantido, mas quem sabe umas DDs dos goleiros.

Na lateral, Uendel do Inter e Pintado do Goiás. Uendel tem apenas uma partida no campeonato e conseguiu uma boa pontuação mesmo sem SG. E Pintado mesmo com poucos SGs no campeonato, tem uma boa média de desarmes e enfrenta um adversário que cede muitos desarmes para laterais.

Na zaga, Miranda, do Vasco e Sabino, do Coritiba. Miranda tem grandes chances de manter SG e conseguiu alguns desarmes nas partidas que fez até aqui. E Sabino, dificilmente terá SG, mas é o cobrador de pênaltis da equipe e vem com uma boa média de desarmes.

No meio campo, mais uma rodada com poucas opções baratas. As melhores que eu vejo são, Andrey, do Vasco, Daniel Bessa do Goiás e Sanchez do Santos. Andrey tem uma boa média de desarmes e já deu duas assistências na competição. Daniel Bessa é o 10 do Goiás, se a equipe esmeraldina fizer gol, grandes chances de passar pelo pé dele. E Sanchez, já foi um mito do Cartola, não vive grande fase mas quando voltar a marcar, com certeza vai mitar muito.

No ataque, também sem grandes opções, as melhores que eu vejo são, Wellington Paulista, o artilheiro do Fortaleza pega o Sport, uma das piores defesas da competição. Vitinho, está nos prováveis do Cartola, mas não sabemos se joga, mas Vitinho sempre foi um mito de Cartola e adora fazer gol em clássicos. E Gilberto, o 9 do Bahia enfrenta o Gremio com a dupla de zaga reserva e precisa voltar a marcar para sair da má fase.

Enfim, é isso. Rodada complicada pra escalar, a dica que eu dou é para economizar no sistema defensivo, que está cada vez mais difícil de acertar e focar suas cartoletas nos jogadores caros do ataque, que tem jogos mais favoráveis. Contudo, é isso, boa rodada para todos e vamos mitar!

Obrigado por ler! Se puder ler outras colunas minhas estaria me ajudando e ajudando demais o site! Me siga (@lucasmasilvaa) no Twitter e siga o Redação Rubro-Negra (@Red_RubroNegra) no Twitter e no Instagram (@redacaorubronegrah). Contudo, se discordou ou concordou com algo que eu disse, ou lembrou de algo que eu deixei de fora, escreva nos comentários! Críticas, contanto que educadas e construtivas, sempre são bem-vindas! SRN.