dicas cartola fc rodada 10
A mitada veio! A última rodada conseguiu desentalar o grito em muitos cartoleiros. A maioria das grandes opções do ataque mitaram e quem pegou as dicas de capitão aqui com certeza foi bem! Dos 6 indicados para capitão, apenas um fez abaixo de 9 pontos. Mas, ainda está difícil acertar os defensores, poucos SGs, muitos cartões, mais uma rodada que um zagueiro meu foi expulso, esse ano quem conseguir acertar na defesa os times que tiverem SG, já sai um passo na frente.

Agora, falando da rodada 10, temos uma das rodadas com jogos mais favoráveis no ano, mas não vai ser tão fácil assim pra escalar. Além de termos três clássicos na rodada, temos Libertadores e Copa do Brasil no meio da semana que vem, e com isso, várias equipes devem poupar. Então fiquem atentos às notícias que precedem o fechamento do mercado.

E pra ajudar, na análise das partidas, eu colocarei um (*) nas equipes que jogam no meio de semana por outras competições e que apresentam riscos de pouparem jogadores.

Então, sem mais delongas, vamos para as análises das partidas da rodada 10.

Jogos de sábado:

Athlético-PR * x Coritiba (Arena da Baixada):

E iniciamos a rodada, com o clássico dos desesperados. Ambas as equipes estão na zona de rebaixamento e empatados em pontos. A fase do CAP é ainda pior, a equipe era considerada como uma das favoritas para brigar lá em cima da tabela, mas perdeu muitos jogadores e está muito aquém disso, o time já não vence há 7 jogos. Já o Coritiba, também não está bem, mas já esteve pior, depois da chegada do Jorginho, foram 5 jogos e apenas uma derrota. Entretanto, clássico é complicado e mesmo com a fase melhor, a equipe do Coritiba é bastante inferior, por isso eu não vejo favoritos na partida.

Boas opções do CAP: Santos,  Nikão e Citadinni

Boas opções do Coritiba: Wilson e Sabino

Santos * x São Paulo * (Vila Belmiro):

E no segundo e último jogo do sábado, temos o segundo clássico da rodada. Ambas as equipes jogam no meio da semana e podem poupar jogadores, principalmente o Santos, que joga na terça feira. Mas, ao contrário do Atletiba, as equipes estão bem no campeonato, ambas brigando na parte de cima, mas ainda irregulares, desperdiçando pontos que quem quer ser campeão não pode perder. Contudo, eu sigo com a mesma opinião do jogo anterior, clássico, nessas circunstâncias, é imprevisível, por isso, não vejo favoritos nessa partida também.

Boas opções do Santos: João Paulo, Lucas Verissimo e Marinho

Boas opções do São Paulo: Volpi, Reinaldo e Luciano

Jogos de domingo:

Fluminense * x Corinthians (Maracanã):

E o domingo se inicia com outro jogo entre equipes em má fase. O Fluminense vem de 3 jogos sem vitória e encara o Corinthians, que está cada vez mais sofrendo pressão da sua torcida e venceu apenas um jogo nos últimos 5 disputados. Além disso, o Corinthians vai com alguns desfalques no sistema defensivo e por isso eu considero o Fluminense levemente favorito, principalmente por jogar em casa. Porém, temos boas opções pra se escalar nas duas equipes.

Boas opções do  Fluminense: Muriel, Calegari, Egídio e Nenê
Boas opções do Corinthians: Cássio, Otero e Jô

Grêmio * x Fortaleza (Arena Grêmio):

E seguindo a rodada, temos um jogo que eu fugiria na hora de escalar. Em outros momentos, o Grêmio seria um dos favoritos da rodada, com grandes opções, mas com a má fase do Grêmio e com a possibilidade grande do Renato poupar a equipe inteira na partida, eu fugiria desse jogo pra rodada 10.

Boas opções do Grêmio: Paulo Victor, Cortez e Isaque

Boas opções do Fortaleza: Felipe Alves e Wellington Paulista

Atlético Mineiro x RB Bragantino (Mineirão): 

E agora, temos o favorito da rodada. O Atlético Mineiro, que precisa da vitória e encara o Bragantino, que não consegue se encontrar no campeonato e é o vice lanterna da competição. O time mineiro está muito irregular na competição, faz partidas maravilhosas e depois perde jogos que ninguém entende, é uma equipe imprevisível, mas eu vejo como amplo favorito nessa partida.

Boas opções do Galo: Arana, Alonso, Rabello (se jogar), Guga, Franco, Nathan/Hyoran (quem jogar), Marrony, Keno e Sasha

Boas opções do Bragantino: Aderlan e Claudinho

Bahia x Atlético GO * (Pituaçu):

Seguimos os jogos com outro jogo bom para se apostar na rodada 10. O Bahia, que vive má fase no campeonato e não vence há 6 jogos, encara o Atlético Goianiense, que conseguiu um resultado importante na última rodada depois de vários jogos sem vencer. Porém, o Bahia terá a estreia do seu novo treinador, o que pode ser um reforço a mais para o tricolor baiano. Contudo, mesmo com a má fase, eu vejo o Bahia como favorito, pela qualidade da equipe.

Boas opções do Bahia: Claus, Nino, Capixaba, Juninho, Rodriguinho, Elber e Gilberto

Boas opções do Atlético GO: Jean, Edson e Kayser

Ceará * x Flamengo * (Castelão):

Agora, temos outro jogo que vai ser atrapalhado pelas indefinições. Pela boa fase, eu vejo o Flamengo como amplo favorito nessa partida, mas, além do rodízio do técnico Domenec Torrent, o Flamengo tem uma partida pela Libertadores na altitude de Quito, no meio de semana, o que pode fazer o treinador poupar alguns jogadores por desgaste físico. Portanto, muito cuidado ao escalar jogadores do Flamengo, a escalação é totalmente indefinida.

Boas opções do Ceará: Prass, Bruno Pacheco e Sobral

Boas opções do Flamengo: Gabriel Batista, Gabigol/Pedro (quem jogar)  *Arrascaeta, E.Ribeiro, Rodrigo Caio, Filipe Luís e outros, seriam boas opções, mas pela sequência de jogos, creio que não jogarão.

Goiás x Internacional * (Serrinha):

E para não perder o costume dessa rodada, mais uma grande partida que deve ser estragada pro Cartola FC, por causa de jogadores poupados. O líder, Internacional, encara o lanterna, Goiás e é amplamente favorito, mesmo com a equipe cheia de reservas. Mas cuidado ao escalar jogadores do Inter também.

Boas opções do Goiás: Tadeu, Fábio Sanches e Bessa

Boas opções do Inter: Moisés, Cuesta e Patrick (se jogar)

Palmeiras * x Sport (Allianz Parque):         

E no penúltimo jogo da rodada, temos outro grande favorito que deve poupar. O Palmeiras parece que recuperou seu bom futebol e é o único time invicto no Brasileirão ainda, embora venha de muitos empates, a equipe conquistou uma vitória muito importante na última rodada. E do outro lado, o Sport, que conseguiu respirar fora da zona, mas que ainda está muito abaixo das outras equipes da competição e ao que tudo indica, vai brigar para não cair até o fim. Portanto, eu vejo o Palmeiras como amplo favorito, mas a escalação ainda é muito indefinida.

Boas opções do Palmeiras: Weverton, Gomez, Luan, Viña,  Zé Rafael, Gabriel Menino, Patrick de Paula e Verón

Boas opções do Sport: N/A

Botafogo * x Vasco * (Engenhão): 

E finalizando a rodada, temos o último clássico da rodada e um duelo que veremos bastantes nas próximas semanas, já que as equipes se enfrentam pela Copa do Brasil também. Entretanto, diferente dos outros clássicos, nesse eu vejo um favorito, o Vasco, que mesmo vindo de um resultado ruim, ainda é uma das melhores equipes nesse início de campeonato e precisa vencer para continuar na parte de cima da tabela. Por outro lado, o Botafogo tem 6 empates no campeonato e sofreu gol nos minutos finais em metade dos jogos do Brasileirão, e apresenta um sistema defensivo falho e desligado em momentos do jogo.

Boas opções do Botafogo: Gatito e Victor Luís

Boas opções do Vasco: Fernando Miguel, Ricardo, Benitez e Cano

Top 5 melhores opções posição por posição para a rodada 10: 
  • Goleiros: João Paulo, Wilson, Tadeu, Gabriel Batista e Gatito
  • Laterais: Viña, Arana, Nino Paraíba, Calegari/Egídio e Reinaldo
  • Zagueiros: Alonso, Ricardo, Gomez/Luan, Cuesta e Juninho
  • Meias: Rodriguinho, Otero, Nenê, Sobral e Hyoran/Nathan (quem jogar)
  • Atacantes: Marinho, Sasha/Marrony, Gabigol/Pedro (quem jogar), Veron (se jogar) e Gilberto
  • Técnicos: Sampaoli, Luxemburgo, Domenec, Mano Menezes, Vagner Mancini e Odair Hellmann
Melhores opções para capitão:
  • Opções mais seguras: Marinho, Rodriguinho e Marrony/Sasha
  • Opções para fugir do óbvio: Otero, Gilberto e Arana
Time que eu vejo como ideal para a rodada 10, para quem tem muitas Cartoletas
cartola fc dicas rodada 10
Devem haver alterações até o fechamento do mercado, sábado às 15:30.
Caso não haja confirmações sobre Gabigol e Viña, devem entrar, respectivamente, Gilberto e Nino Paraíba (mudando o zagueiro Juninho para o Ricardo)
Por isso, é muito importante, FIQUE ATENTO ÀS INFORMAÇÕES PRÉ FECHAMENTO DE MERCADO. Qualquer informação que saia sobre algum jogador que pode ser poupado, pode salvar sua pontuação na rodada.
Opções boas e baratas para quem quer economizar e valorizar na rodada 10: 

No gol, Gabriel Batista do Flamengo, Ceará tem o costume de ceder bastante DDs para goleiros. E para quem quer valorizar, Wilson do Coritiba pode ser uma boa.

Na lateral, Nino Paraíba e Juninho Capixaba do Bahia tem boas chances de SG e estão com uma boa média de desarmes no campeonato. Além de Calegari, do Flu, que está se mostrando um ótimo lateral para o Cartola FC.

Na zaga, novamente poucas opções, as melhores opções baratas são Miranda, do Vasco e Luan, do Palmeiras, ambos com chances de SG e costumam fazer alguns desarmes.

No meio campo, algumas opções, Patrick de Paula ou Gabriel Menino, ambos estão bem regulares no campeonato e chegam bem na frente, quando participarem de algum gol, passam de 10 pontos. E Franco do Atlético Mineiro, além de conseguir alguns desarmes, vem chegando bem na frente e fazendo muitos gols.

No ataque, Verón, do Palmeiras, que ainda é dúvida mas deve jogar e fez 2 gols nos últimos 2 jogos vindo do banco. Temos também Gilberto do Bahia, que não marca um gol desde fevereiro, mas mesmo assim vem com boas pontuações. E Isaque do Grêmio, que mostrou que pode pontuar bem mesmo sem participar de gol.

Obrigado por ler! Se puder ler outras colunas minhas estaria me ajudando e ajudando demais o site! Me siga (@lucasmasilvaa) no Twitter e siga o Redação Rubro-Negra (@Red_RubroNegra) no Twitter e no Instagram (@redacaorubronegrah). Contudo, se discordou ou concordou com algo que eu disse, ou lembrou de algo que eu deixei de fora, escreva nos comentários! Críticas, contanto que educadas e construtivas, sempre são bem-vindas! SRN.