Contratações

Rafinha Alcântara e o sonho rubro-negro

Rafinha Alcântara
Rafinha Alcântara

Que o Flamengo mudou de patamar, ninguém nega. Mas, nos últimos anos, vemos um número muito grande de jogadores do mais alto nível da Europa se declarando ao Mengão. Claro que isso se deve ao grande momento do clube dentro e fora dos gramados, além da estrutura montada, o que atrai muito esses jogadores. E o nome da vez é o meia Rafinha Alcântara, que atualmente, defende o Celta de Vigo, mas está emprestado pelo Barcelona.

Rafinha Alcântara
Rafinha Alcântara no Barcelona.
Carreira:

O meia de 26 anos, jogou parte das categorias de base pelo Mengão, mas,  logo com 13 anos foi pra Barcelona, jogar pela base do clube Catalão. Em certa época em suas categorias de base, Rafinha Alcântara, junto com seu irmão Thiago, que hoje atua pelo Bayern de Munique, foi considerado uma das grandes promessas do Barcelona.

Entretanto, não foi bem assim. Rafinha começou jogando pelo Barcelona B, e demorou pra estrear na equipe profissional. Diferente de seu irmão, que rapidamente se destacou e virou um jogador importante, Rafinha ficou boa parte do tempo no banco, compondo elenco.

Rafinha Alcântara
Rafinha Alcântara no Barcelona numa partida de Champions League.
Empréstimos: 

Em 2013, vendo que o jovem não estava tendo espaços na equipe principal, o Barcelona emprestou Rafinha ao Celta de Vigo. O meia atuou a temporada 13/14  pelos Célticos e voltou ao Barcelona, onde parecia que teria mais oportunidades. Entretanto, se passaram mais 2 temporadas e em janeiro de 2018, Rafinha foi anunciado como jogador da Inter de Milão, por empréstimo.

Aquela era a grande chance da carreira de Rafinha Alcântara, já que, mesmo sem ter chances no Barcelona, conseguiu empréstimo em uma grande equipe e teria a chance de mostrar seu futebol. Entretanto, o jogador não vingou, ficou apenas 6 meses na Itália, e logo voltou ao Barcelona. No fim de 2018, Rafinha sofreu uma lesão muito séria no joelho e perdeu o resto da temporada 18-19. Ao iniciar a temporada 19-20, Rafinha Alcântara começa como titular do Barcelona, até faz um bom jogo na estreia da La Liga, mas, o Barcelona decide re-emprestar o jogador ao Celta de Vigo.

Atualmente, Rafinha não vem jogando muito, foram apenas 10 jogos na temporada e um gol.

–
Rafinha Alcântara na Inter de Milão.
Seleção: 

Como sempre se destacou, principalmente nas categorias de base, Rafinha Alcântara sempre teve oportunidades nas seleções de juniores do Brasil. Com passagens em todas as categorias, Rafinha acumula sucessos na seleção, o auge, a medalha olímpica de Ouro nos jogos olímpicos Rio 2016.

–
Rafinha Alcântara com a medalha olímpica Rio 2016.
Flamengo: 

Além de ter jogador um pouco nas categorias de base do Flamengo, Rafinha Alcântara nunca negou ser rubro-negro fanático e sem disse acompanhar o Mengão mesmo de longe. E na entrevista concedida ao canal “Que Partidazo” Rafinha falou ter acompanhado e ficado muito feliz com o ano do Flamengo e admitiu a vontade de um dia vestir a camisa Rubro-Negra, confira o que ele disse: “Todo mundo sabe que eu sou fanático pelo Flamengo. Sou muito torcedor. É um sonho poder vestir a camisa do Flamengo um dia. Não sei se é a curto ou a longo prazo, mas é uma vontade, ainda mais nesse momento maravilhoso do Flamengo.

Confira a entrevista completa abaixo:

O sonho pode viRar realidade? 

Mesmo não tendo vivido grandes anos na Europa ultimamente, Rafinha Alcântara ainda seria um nome bem difícil pra trazer. O jogador ainda tem uma idade boa para o mercado, 26 anos e sempre mostrou muito potencial. Entretanto, com essa onda de empréstimos seguidos por parte do Barcelona, eu não duvidaria caso o clube Catalão aceitasse uma proposta do Flamengo. O valor de mercado do jogador, segundo o Transfermarkt é de 12 milhões de Euros, mas tem muita coisa envolvida.

Enfim, eu acredito que algum dia possa sim acontecer, mas não nessa janela de transferências. Além de ter contrato de empréstimo vigente com o Celta, Rafinha ainda tem mercado na Europa e acredito ser muito difícil tirar um jogador da qualidade dele nesse momento. Entretanto, caso venha a acontecer, seria um reforço e tanto, um reforço pra comemorar. O Flamengo está claramente a procura de jogadores para reforçar o elenco pra 2020 e Rafinha entraria perfeitamente nesse time, jogador com técnica, qualidade, uma ‘canhota’ afiada e muito potencial pra apresentar.

Rafinha Alcântara
Rafinha Alcântara com o Manto Sagrado em 2011.
Obrigado por ler! Se puder ler minha última coluna estaria me ajudando e ajudando demais o site! Me siga (@Lucas_SilvaCRF) no Twitter  e siga o Redação Rubro-Negra (@Red_RubroNegra) no Twitter e no Instagram (@redacaorubronegrah) . Contudo, se discordou ou concordou com algo que eu disse, ou lembrou de algo que eu deixei de fora, escreva nos comentários! Críticas, contanto que educadas e construtivas, sempre são bem-vindas! SRN.

Lucas Silva

Completamente louco pelo Flamengo 🔴⚫

3 Comentários

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Lucas Silva

Completamente louco pelo Flamengo 🔴⚫

Lucas Silva

Completamente louco pelo Flamengo 🔴⚫

Lucas Silva

Completamente louco pelo Flamengo 🔴⚫