Futebol Profissional

Quem irá substituir Gabriel Barbosa?

Gabriel
Lincoln? Foto: Alexandre Vidal / Flamengo?

Sai Gabriel, entra quem?

Nesta quarta-feira (19), o Flamengo disputa o primeiro jogo da decisão da Recopa Sul-Americana contra o Independiente Del Valle em Quito (EQU). Para o jogo de Quito, o Fla não terá o nosso artilheiro Gabriel Barbosa que pela expulsão na decisão da Libertadores está suspenso da primeira partida. Para a vaga do camisa 9, Jorge Jesus terá que quebrar a cabeça mediante as boas opções que tem nas mãos.

Listarei aqui as três opções mais prováveis que o Mister Jorge Jesus deve optar para o jogo da próxima quarta. O técnico português deve optar pela entrada de Pedro, Michael ou Lincoln. Vamos listar os prós e contras de cada alternativa.

Gabriel
Pedro?   Foto: Marcelo Cortes

Se Jorge Jesus optar pela entrada de Pedro, provavelmente terá que mudar o esquema tático. Como o queixada é um atacante menos móvel do que Gabriel, que gosta mais de jogar bem próxima a área, provalmente o Mister terá que optar pelo 4-2-3-1, recuando um pouco mais Bruno Henrique para compor o meio.

Por mais que tenha que mudar o esquema caso escolha essa opção, eu creio que Jesus deva optar por ela, já que ele sempre pediu pelo tal avançado , o camisa 9 de ofício e esse cara é o Pedro. O jogador pra função que ele tanto pediu.

Gabriel
Michael? Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Caso o Mister opte por Michael, seria uma alternativa que preencheria as duas táticas preferidas de Jorge Jesus. O atleta que veio do Goiás poderia manter o esquema 4-4-2  fazendo dupla de ataque com Bruno Henrique ou ser descolado pro meio para a linha de três do 4-2-3-1 e com BH sendo usado como atacante.

Aliás, estratégia usada muitas vezes pelo português em 2019 e que deu muito certo. O que pode pesar contra Michael é a falta de entrosamento com a equipe e ainda não estar 100% entrosado com o esquema do nosso técnico e ainda não ter começado como titular desde que chegou ao Flamengo.

Gabriel
Lincoln? Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Aqui temos a alternativa que provavelmente mexa menos no esquema tático da equipe mas que deve ser o azarão nas opções de Jorge Jesus. Lincoln foi usado como titular diversas vezes ao longo de 2019, tanto nas convocações ou suspensões de Gabigol. Apesar de alguns ter feito alguns gols, nunca correspondeu a expectativa da torcida no seu futebol desde que subiu para os profissionais.

Comenta-se nos bastidores que Lincoln até é querido pelo bom futebol, mas que fora de campo deixa a desejar na questão do profissionalismo. Causou espanto que na lesão muscular que teve ano passado, levou quase o mesmo tempo para voltar que Diego Ribas que teve fratura de tornozelo.

Se ano passado, era grande a preocupação com o nível dos reservas, esse ano o problema parece estar resolvido. Isso significa que Jesus terá uma dor de cabeça boa, ao ter pelo menos dois bons jogadores como opção para a vaga de Gabriel. O único problema possível deve ser dos jogadores não estarem acostumados com o esquema, mas de nível do elenco, não se pode reclamar mais.

Gabriel
Bruno Henrique, o “multi-funcional” do Mengão.   Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

É bom observar que essas diversas opções se dão também graças ao nosso camisa 27 Bruno Henrique. A excelente habilidade do nosso atacante de jogar (bem) em diversas posições, proporciona ao treinador do Flamengo a oportunidade de ter um leque de opções diversas, tanto táticas quanto técnicas. Que Gerson me desculpe por roubar o apelido temporariamente, mas ter um “Coringa” como Bruno Henrique ajuda demais o time.

E você, qual acha que será a escolha do Mister Jorge Jesus? Pedro, Michael ou Lincoln? Deixe sua opinião aqui e nas redes sociais.

 

Por: Gabriel Fareli

Gabriel Fareli

Pai do Enzo. Rubro-Negro. Estudante de Jornalismo (3/8). Apaixonado por Samba/Pagode.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Gabriel Fareli

Pai do Enzo. Rubro-Negro. Estudante de Jornalismo (3/8). Apaixonado por Samba/Pagode.

Gabriel Fareli

Pai do Enzo. Rubro-Negro. Estudante de Jornalismo (3/8). Apaixonado por Samba/Pagode.

Gabriel Fareli

Pai do Enzo. Rubro-Negro. Estudante de Jornalismo (3/8). Apaixonado por Samba/Pagode.