Futebol ProfissionalJornalismoSócio torcedorTorcidas

Que torcida é essa? 60.000 vezes

0

Nesta última quinta-feira o Flamengo ganhou o San Jose de Oruro por 6×1 com um público de mais de 60.000 presentes no Maracanã. Essa foi a terceira vez no ano que o Flamengo colocou mais de 60.000 torcedores no estádio, todas pela Copa Libertadores da América, contra LDU e Peñarol e San Jose de Oruro respectivamente.

O Flamengo tem a maior média de público no ano dentre todas as equipes do Brasil, com uma média de 44.730 pagantes por jogo. Em 11 partidas esse ano, pelo Campeonato Carioca e pela Copa Libertadores da América.

Com ingressos com preços mais acessíveis que no ano passado, a torcida abraçou o time, e está comparecendo nos jogos. No Campeonato Carioca o maior público foram 50.000 pagantes contra o Fluminense, onde grande prte da torcida era Rubro-negra.

Ano passado o Flamengo cumpriu punição de dois jogos com portões fechados na Libertadores por causa da confusão na final da Copa Sul-americana contra o Independiente. Apenas dois jogos tiveram torcida, contra o Emelec na penúltima rodada da fase de grupos e contra o Cruzeiro nas Oitavas de final. A média de público para os dois jogos foi de 42.500 pessoas, bem menor que os três jogos desse ano, que mantém uma média de 60.000 torcedores por jogo.

A junção de um time qualificado e mais identificado com o clube e torcida, com uma maior facilidade de compras e trocas de ingressos, que se tornaram mais dinâmicos pelo fato de sócios com cartão ingresso ativo não precisarem realizar a troca do ingresso e um preço mais justo, com ticket médio de 45 reais na libertadores, pode ajudar a explicar essa maior participação da torcida.

A verdade é que quando o time e a torcida se juntam, o Flamengo vai longe, historicamente conquistando suas maiores glórias. Foi assim em 2009 no Brasileiro, em 2013 com a Copa do Brasil e pode, porque não ser assim durante todas as competições do ano, principalmente a Libertadores, a grande obsessão da torcida.

O próximo confronto do Flamengo é o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca contra o Vasco da Gama no domingo ás 16 no Estádio Nilton Santos. Apesar de longe do Maracanã, ao que tudo indica, e se espera, é que a torcida do Flamengo apoie o time de forma incensante novamente.

Arthur Leal

SRN

Redação Rubro Negra

Gabigol: R$ 80 milhões por ele seria um absurdo?

Previous article

82 o passe foi do Zico…

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou do site ? Espalhe essa onda Rubro Negra

Instagram