Futebol Profissional

Os patrocinadores do Flamengo ao longo da história

O Redação Rubro-Negra tem contado um pouco sobre a história do Flamengo, e hoje é dia de falar sobre os patrocinadores que o Flamengo teve ao longo dos anos.

A partir do ano de 1982, o Conselho Nacional de  Desportos autorizou a publicidade nas camisas dos times. Inicialmente, apenas nas costas, sobre o número. No ano seguinte, o espaço frontal foi liberado. Confira quais foram os patrocinadores do Flamengo, de 1984 até os dias atuais.

Petrobrás: A primeira entre os patrocinadores do Flamengo

O Flamengo entrou pela primeira vez em campo com patrocínio na camisa no ano de 1984. Tratava-se da Petrobrás, que expôs a marca “Lubrax” na frente da camisa rubro negra. Na primeira versão da camisa, a marca do lubrificante automotivo vinha escrita em preto dentro de um retângulo amarelo, que também durou apenas algumas partidas. O traje “definitivo” viria com letras brancas dentro de uma das faixas pretas da camisa.

Créditos: Getty Images

A Petrobrás patrocinou o Flamengo por 25 anos. De 1984 até o ano de 2009.

Em 2009 foi a vez da Olympikus desfilar a sua marca no Manto Sagrado do Mengão. Além de ser a fornecedora dos materiais esportivos, a empresa brasileira teve a oportunidade de estampar o seu nome em dois espaços do Manto. Na parte frontal, abaixo do peito e na parte superior das costas. A parceria entre Flamengo e Olympikus duro até o ano de 2010.

Ainda em 2009, o Flamengo fechou uma parceria com a Hypermarcas, dona da marca de higiene pessoal Bozzano. A Marca ficou localizada nas mangas da camisa do Mengão, durante sete meses.

Crédito: Mauricio Val (Vipcomm)

Em 2009 também o Flamengo teve em sua camisa, o patrocínio da Ale, uma das gigantes  do ramo de combustíveis do Brasil. A Ale ocupou a parte da frente e das costas dos uniformes do time de futebol (profissional e amador) do clube e também as placas de propaganda nos estádios e no campo de treinamento do Flamengo na Gávea. A Ale patrocinou o Flamengo de outubro a dezembro de 2009.

Outra empresa que entrou na lista dos patrocinadores rubro-negros foi a Batavo, pertencente à BRF Brasil Foods, patrocinou o Flamengo em 2010. A Batavo estampou a marca apenas na frente e nas costas da camisa rubro-negra, como havia  acontecido anteriormente com a Ale. O contrato teve duração de um ano.

Em 2010 o Flamengo também contou com o patrocínio do Banco BMG. Com o contrato válido por um ano, a empresa estampou a marca, nas mangas dos uniformes principais e de treinos das equipes de futebol profissional e de base e também na frente e nas costas da equipe profissional de basquete.

Em 2011 foi a vez da Procter & Gamble (P&G) patrocinar o Flamengo. Através das marcas Gillete (parte frontal) e Duracell (parte das costas). O contrato com duração de um ano foi intermediado pela empresa de marketing esportivo e entretenimento 9ine, pertencente ao ex jogador Ronaldo.

Ainda em 2011 o Flamengo teve como patrocinadores, a empresa do ramo imobiliário, Brasil Brokers, (por quatro meses). A marca foi estampada na parte do ombro da camisa. A empresa de telefonia TIM (contrato de três anos), também estampou a marca no Manto Sagrado rubro negro. A logo da empresa ficou localizada na parte interna dos números do uniforme do futebol.

Imagens: Richard Souza

Em 2012 o Flamengo teve como patrocinadores as empresas, Mobil (duração de um ano). A marca ocupou a parte traseira da camisa e a parte de trás do short. A empresa Triunfo Logística (contrato de um ano) também patrocinou o uniforme rubro negro.

Em 2013 o Flamengo teve o patrocínio da empresa Peugeot (contrato de três anos). A marca ficou alocada a princípio na frente da camisa, passando depois para as costas.

Ainda em 2013, o Flamengo fechou um dos maiores patrocínios da sua história recente. Trata-se da Caixa Econômica Federal.

Em 2014 após a recisão com a Peugeot, o Flamengo fechou um patrocínio com a empresa Viton 44 (contrato de um ano). A marca foi exibida nas mangas do Manto Sagrado.

No ano de 2015 o Flamengo teve a empresa JEEP como patrocinadora. Com um contrato com duração até o fim do mesmo ano, a marca ficou estampada na parte de trás da camisa, abaixo do número.

Em 2016 o Flamengo teve o patrocínio das empresas, MRV Engenharia (costas), YES (costas inferior).

Em 2017 o Flamengo foi patrocinado pelas empresas, Carabao, Universidade Brasil e Kodilar.

Desconhecido da maioria dos brasileiros, o energético tailandês Carabao abriu os cofres para patrocinar o Flamengo. No fim de 2017, o acordo teve que sofrer alterações. Pelo contrato inicial, a Carabao ficaria na manga no primeiro ano e, em 2018, assumiria o espaço master do uniforme. Os valores eram de R$ 190 milhões por cinco anos de parceria. Mas devido ao baixo número de vendas e as dificuldades encontradas no mercado brasileiro, a Carabao rompeu antes da hora o contrato de patrocínio com o mais querido.

O Flamengo fechou acordo com a Universidade Brasil, num contrato de R$ 2,2 milhões até o fim da temporada de 2017. Ficando o logotipo estampado na região do omoplata.

A empresa do ramo alimentício Kodilar, tem a sua logo estampada nos meiões rubro negros. O contrato durou de seis meses.

Em 2018 o Flamengo teve a maior plataforma digital de ensino do país estampando sua marca no Manto Sagrado. O contrato com a empresa Descomplica, teve duração até o fim de 2018

Imagem: site do Flamengo

Em 2019 o Flamengo teve a chegada dos seguintes patrocinadores. Aplicativo Buser (mangas). A empresa de administração e planos de saúde, Benevix (short). O site de apostas Sportsbet.io (ombro) também chegou para patrocinar o Mais Querido do Brasil. O consórcio Multimarcas (costas inferior), o Azeite Royal (meias), também estampam suas marcas no Manto Sagrado do Mengão.

Em 2020 a empresa Total S.A. também chega para patrocinar o Clube de Regatas do Flamengo. A marca será estampada na parte inferior das costas.

Além dos patrocinadores, continuamos a nossa série histórica sobre o Flamengo, saiba mais sobre a Fundação, as cores, os símbolosos mascotes, os uniformes, e muito mais!

Acompanhe!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar