0

Sempre tento trazer para vocês coisas relacionadas ao esporte feminino evidenciando mais o futebol. É um assunto que preciso falar e acredito que seja de extrema importância. Meu objetivo é fazer com que você, leitor, entenda e ajude a mudar essa grande disparidade!

Hoje, trouxe algumas informações relacionadas ao esporte feminino que talvez você não saiba: 

  • De todas as notícias que saem na mídia sobre esporte, só 11% são sobre mulheres.
  • Só 1% dos atletas profissionais de futebol são mulheres.
  • Dos 100 atletas mais bem pagos, não tem NENHUMA mulher.
  • O apoio financeiro é sem dúvida a maior dificuldade enfrentada. O valor investido ainda é muito mais baixos do que com os homens.
  • Na legislação brasileira, no período da ditadura militar, as mulheres eram proibidas de praticar esportes como o jiu-jitsu, futebol, rugby entre outros.

Historicamente, o esporte e a competição sempre foi alvo de incentivo no ambiente masculino. A cultura de não incentivar as mulheres aos esportes, principalmente coletivos, pode ser explicada inclusive pelo pouco acesso ao lazer. A falta de segurança, o preconceito, a falta de incentivo nas escolas, todos esses são fatores que devem ser apontados quando se constata que o esporte,principalmente aqui no Brasil não tem o mesmo acesso por meninos e meninas. 

Meu desejo é que todos nós estejamos dispostos a alcançar a igualdade de gênero e a empoderar todas as mulheres e meninas dentro do esporte. A educação é uma ferramenta poderosa, mas o respeito certamente é a base de todo esse processo.

Fique à vontade para comentar e se juntar à nós nessa causa. Igualdade é direito de todos!

Letícia Ballier

Letícia Ballier
Meu nome é Letícia, tenho 20 anos e sou estudante de jornalismo. Flamenguista de nascença. Desde nova sempre fui apaixonada por esportes. Minha luta é pela igualdade e visibilidade da mulher nesse meio, principalmente no futebol.

Flamengo/Marinha: a poesia na ponta da chuteira

Previous article

Raça recebe os parabéns de ilustres rubro-negros

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TABELA