Futebol Profissional

O Preço do Sucesso

0

Pagando o preço do sucesso

Alguém disse uma vez que “o mais difícil não é chegar no topo, mas sim se manter lá”. Não sei qual foi o sentido dessa frase, mas ela vai caber perfeitamente pro Flamengo 2020. Pelos três títulos conquistados em 2019, agora nesse novo ano, o clube vai pagar o preço do sucesso.

Por causa da disputa do Mundial de Clubes, o clube entrou de férias no dia 22 de dezembro, quase 20 dias depois de praticamente todos os outros times da Série A, consequentemente, enquanto todos voltaram nos primeiros dias de janeiro, o nosso elenco principal só volta as atividades no dia 27. Isso consequentemente teve um efeito dominó em todos os departamentos do futebol.

O time sub-20 que disputaria a Copa São Paulo de Futebol Júnior foi convocado para disputar a Taça Guanabara. O Flamengo tentou enviar o sub-17 para disputar a Copinha, mas a Federação Paulista não aceitou, então tivemos que abrir mão de disputar a principal competição sub-20 do Brasil. Com isso, os garotos da base e o técnico Maurício Souza foram pra disputa do Carioca.

O Preço do Sucesso

Foto: Alexandre Vidal

A previsão inicial do clube era deixar os meninos na Taça Guanabara, ir colocando o elenco principal em alguns jogo pontuais da Taça Rio e preparando para a estreia na Libertadores no dia 4  de Março. Então, a Confederação Brasileira de Futebol marcou a primeira edição da Supercopa do Brasil para 16 de Fevereiro. Já teremos uma disputa de título nacional, com o time com apenas 20 dias de treinamentos após a volta das férias. Sem dúvida, não é o cenário ideal.

Para complicar ainda mais a Conmebol marcou a data das finais da Recopa Sul-Americana para os dias 19 e 26 do mesmo mês de fevereiro. Ou seja teremos duas disputas de títulos importantíssimas antes mesmo do elenco principal completar sequer 3o dias de pré temporada. E isso é gravíssimo. Caso o time perca os dois títulos, podemos ter uma crise na Gávea antes mesmo do terceiro mês do ano. Apenas 4 meses após o título da Libertadores.

O Flamengo começa seu ano de 2020 atropelado, por culpa de ter feito um 2019 excelente. Enquanto isso, tem times que não levantaram nenhum troféu ano passado, que só vão ter jogos importantes lá pra Março ou Abril. É o preço do sucesso meus amigos. É ruim, mas é bom.

O preço do sucesso

Base no Carioca / Foto: Alexandre Vidal

Se tivessemos perdido para o River Plate, teríamos que ver Michael, Pedro Rocha e nossos campeões da América jogarem por 2 meses contra times semi-profissionais até estrearmos na Liberta. Mas não dá pra não reclamar dessa sequencia pesada logo no inicio da temporada. Culpa do calendário brasileiro, culpa do Conmebol, todo mundo tem sua parcela nessa zona de calendário que temos aqui no Brasil.

O mês de fevereiro já será determinante para termos o termômetro da torcida por boa parte do ano. Se vencermos os dois ou talvez um, a torcida continuará feliz e elenco e comissão terão paz para trabalhar por algum tempo. Caso perca os dois, o perfil @crisenoflamengo do twitter, terá que dar as caras de novo.

Abaixo a sequência do Flamengo em fevereiro, lembrando que no Carioca inicialmente será com o time sub-20, e contando que o Flamengo chegue na fase final e talvez use o time principal.

02/02 Resende x Flamengo Volta Redonda Taça Guanabara
08/02 Flamengo x Madureira Rio de Janeiro Taça Guanabara
12/02 Semifinal Taça GB* Rio de Janeiro Taça Guanabara
16/02 Flamengo x Athletico-PR Brasília Supercopa do Brasil
19/02 Independiente del Valle x Flamengo Quito Recopa Sul-Americana
22/02 Final Taça GB* Rio de Janeiro Taça Guanabara
26/02 Flamengo x Independiente del Valle Rio de Janeiro Recopa Sul-Americana

Não foi a toa, que Jorge Jesus antecipou em uma semana a sua volta ao Brasil. Sabe da importância de se manter no topo, de continuar vencendo os títulos, sabe da exigência (as vezes chatice) da torcida rubro-negra. Confio no Mister e nos nossos jogadores. Certeza que estarão preparados para trazer mais troféus para a Gávea.

Por : Gabriel Fareli

Gabriel Fareli
Pai do Enzo. Rubro-Negro. Estudante de Jornalismo (3/8). Apaixonado por Samba/Pagode.

    Pré-Jogo: Flamengo x Vasco

    Previous article

    Thiago Maia é anunciado pelo Flamengo

    Next article

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    error

    Gostou do site ? Espalhe essa onda Rubro Negra

    Instagram