“O Flamengo Ideal”

2
395

Quais titulares são ideais para formar o “esquadrão rubro-negro perfeito”? Essa sempre será uma discussão eterna. Independente do ano e do elenco. Afinal, não somos nós que escalamos, certo? Mas todos gostam de passar uma opinião sobre a escalação do time, visando sempre o melhor para o seu clube de coração.

Todo torcedor do Flamengo já foi técnico de altíssimo nível, ao menos uma vez na vida!
Ou ainda é…. comigo não seria diferente, né?

Há muito tempo, vivo dizendo que a posição mais importante do time se chama “segundo volante”, pois ele é responsável direto por pegar a bola do sistema defensivo e fazer o jogo acontecer. Tudo isso simplificado em apenas três palavras: distribuição de jogo.

Pois bem, pensando no formato adequado, procurando o meu “Flamengo ideal”, notando o mau rendimento do atleta que faz essa bendita função atualmente e que não vem me agradando de uns tempos pra cá, decidi por tudo isso em texto e compartilhar minha opinião com todos vocês.

O time vem fazendo um bom 2019, não posso negar. Mesmo com a derrota pro Peñarol em casa na última quarta-feira (03/04/19). Já faturou a Flórida Cup e a Taça Rio Cup (dois títulos internacionais e de muita expressão(!)). Com isso, muitos torcedores que me acompanham nas redes sociais, “não permitem” que eu sugira uma mudança na formação. Mas eu mantenho minha ideia, só pra contrariar.

Vamos falar sobre isso: Meu flamengo ideal só consiste em apenas UMA mudança em relação ao time titular já declarado pelo técnico Abel Braga. Atualmente, o time entra em campo num 4-2-3-1 com dois volantes, um defensivo e outro mais ofensivo, um armador centralizado, dois pontas e um atacante. Durante o jogo, me incomoda o fato de não ver o volante mais ofensivo, mais conhecido como segundo volante, atuando na função que ele realmente deveria, pelo menos de acordo com a minha visão de jogo. Pois se ele estiver atuando da forma exata que o técnico pediu, nada posso fazer a não ser discordar da ideia do professor.

Minha mudança seria colocar o uruguaio Arrascaeta como meia centralizado e recuando o Diego Ribas (no papel) para segundo volante. Quando digo “no papel”, é porque já vejo o Diego jogando nessa função! Todos os jogos, o mapa de calor (no final do texto) mostra que o posicionamento dele é mais recuado do que o William Arão em boa parte do jogo, mas também atacando tanto quanto ele. Fora que Diego distribui o jogo melhor do que o Arão, na minha opinião. Maior parte do tempo, é Diego Ribas quem recebe a bola do sistema defensivo e faz a bola chegar ao ataque. Deixo na imagem abaixo, minha formação ideal, que seria o mesmo 4-2-3-1, mas com essa mudança.

Muitos devem estar se perguntando: “Ah, mas o Diego não sabe marcar…” – CONCORDO! De fato, não sabe. Não é de seu feitio. MAS o William Arão também não está “grandes coisas” nesse quesito, concorda? Abel Braga era zagueiro. Se firmasse a ideia de recuar mais o Ribas, não seria difícil um ex-zagueiro ensinar práticas defensivas à um atleta experiente como o Diego. Temos Arão ali hoje, como diria o poeta Tiririca: “Pior que tá, não fica”.

Agora, se o Flamengo contratasse um segundo volante de alto nível (deixe suas sugestões nos comentários. Minha sugestão seria o Renato Augusto ou Thiago Maia), deixaria o Diego Ribas no time reserva. Não seria nada mau o time reserva ter William Arão e Diego, né? Em suma, o titular seria: Diego Alves, Pará, Rodrigo Caio, Léo Duarte, Renê, Cuellar, Diego Ribas, Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol.
O reserva: César, Rodinei, Rhodolfo, Thuller, Trauco, Ronaldo, Arão, Reinier, Vitinho, Bill e Uribe. Não estou contando com a chegada de NENHUM reforço e nem com alguma futura saída, apenas com o plantel atual.

Como citado no sétimo parágrafo, aqui estão algumas imagens com o mapa de calor do Diego e do Arão em duas partidas e outro mapa com a participação de cada um durante a temporada até agora.

Mapa de calor: Diego Ribas x Peñarol
Mapa de calor: Diego Ribas x Peñarol
Mapa de calor: William Arão x Peñarol
Mapa de calor: William Arão x Peñarol

 

Mapa de calor da temporada: William Arão.
Mapa de calor da temporada: William Arão.
Mapa de calor da temporada: Diego Ribas.
Mapa de calor da temporada: Diego Ribas.

E aí? O que você achou?
Deixe seu comentário! Manda seu pitaco se foi a favor ou contra minha opinião.
Seja sempre gentil nos comentários!
Ah, antes que eu me esqueça, comente aqui no site e também me chame no twitter para resenharmos mais! Valeu? http://www.twitter.com/ArthurCostaBH.

SRN! E até a próxima!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here