ColunasMulheres no futebol

Lugar de mulher é onde o seu time estiver.

A saga da mulher no futebol.

O futebol durante muito tempo foi considerado como um ambiente masculino, porém, com o decorrer da história, esse cenário esta sendo alterado. O público feminino está conquistando seu espaço em um lugar que o machismo, assédio e diminuição por parte do homem é frequente contra a mulher.

A falta de respeito que nós mulheres sofremos nas arquibancadas é diversa. “Futebol é coisa de homem”, “Lugar de mulher é na cozinha”, “Mulher não entende de futebol”; são apenas algumas frases ditas por pessoas preconceituosas. Além das cantadas, nós temos que lidar com comentários ofensivos até a respeito da nossa opção sexual…

Ser mulher e gostar de futebol é uma saga, É remar contra a maré; É responder quiz toda vez que quiser abrir a boca para falar de futebol, É ter de lidar com assédio o tempo todo no estádio e fora dele. E tudo isso é muito chato,mas mesmo assim, a gente continua apoiando o nosso time.

Para mudar a cultura machista nos estádios, é preciso mostrar aos torcedores que eles podem nos ajudar nessa luta, não queremos ser vistas como objetos. O desejo de cada uma de nós é que a desigualdade imposta pela massa masculina seja deixada de lado.

Que possamos exercer o direito de ir a um estádio. Vestir nosso manto. Balançar a bandeira do clube. Opinar sobre um determinado lance da partida, sem que haja um comentário preconceituoso em cima dele.

Que a nossa presença seja cada vez mais constante nos estádios. Que seja comum o “meninas vestem preto e vermelho e meninos vestem preto e vermelho” carregando a certeza de que somos todos iguais.

Mulheres na luta sempre,
Leticia Ballier.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar