Futebol Profissional

Globo x Flamengo, muito além da TV

Globo x Flamengo

A briga entre Globo x Flamengo já não é novidade para os rubro-negros, mas ao contrário do que muitos pensam, ela não fica restrita apenas ao contrato de transmissão do campeonato carioca, mas algo de interesse de todo futebol brasileiro.

Vamos entender mais sobre isso!

No último sábado dia 14/03 no jogo contra a Portuguesa no Maracanã, o Flamengo após acertar um “acordo de paz” com a Globo, teve seu jogo transmitido ao vivo através da internet de forma gratuita. Esse acordo foi uma espécie de “Trégua de Natal” entre Globo x Flamengo devido as medidas preventivas contra o surto do corona vírus, em que os eventos esportivos não podiam contar com a presença da torcida, fazendo com que ambos entrassem em acordo para disponibilizar a transmissão do jogo para a torcida.

O fato a ser analisado em questão foi a enorme audiência da torcida rubro negra em que somente durante a transmissão do jogo pelo YouTube chegou a obter mais de 900 mil pessoas assistindo o jogo ao vivo, sendo que o jogo também estava sendo transmitido pelo globoesporte.com. Ou seja, quase 1mi de pessoas acompanhando o mais querido, essa transmissão hoje dia 17 já ultrapassa 6.618.546 visualizações, lembrando que somente no YouTube.

Durante outros jogos do Flamengo alguns torcedores por boa vontade decidiram transmitir ao vivo os jogos via instagram, e o número de pessoas online assistindo chegava a bater certa de 80 mil pessoas.

Se você não entendeu ainda o que tudo isso significa, eu vou te ajudar!

O Flamengo brigar com a Globo pelo direito de transmissão não está somente ligado a quanto o time vai ganhar da emissora, o flamengo não precisa desse dinheiro para fechar o caixa no fim do ano, o que dá ao flamengo e outros clubes com boas condições financeiras como Palmeiras e Athletico Paranaense o poder de dizer NÃO. Os clubes brasileiros em suas dificuldades financeiras dependem do adiantamento das cotas de TV, isso faz com que eles sejam praticamente obrigados a aceitar tudo o que a emissora impõem, dias de jogo, horários e até mesmo se o time será reserva ou titular, como já aconteceu com o flamengo.

O mercado de transmissão de futebol brasileiro é muito fechado e de contratos exclusivos, isso nos faz ficar nas mãos de emissoras como a globo. Mas o Flamengo ao fazer esse movimento, sinaliza que o jogo agora mudou, e pode mudar mais ainda pois temos um possível novo player no mercado, a Amazon.

Nosso colunista Rafael explicou um pouco quem é a Amazon para aqueles que não conhecem uma das maiores empresas do mundo, e agora estaria interessada de fechar acordo com flamengo, segundo alguns informações, nada oficial, mas o X da questão é, a Amazon possui um serviço de streaming, a Prime Video, e estaria interessado em entrar no mercado, como a Dazn, que praticamente teve um boom de novos usuários e bateu recordes durante a transmissão da ReCopa.

Isso só mostra o tamanho do problema que a Globo enfrenta pela frente, sem dúvidas teremos novos capítulos dessa novela em breve.

E para saber mais sobre o assunto ouça o FlamengoCast #114, onde Matheus Gonzaga, Luiz Simeone e Ana Beatriz Zayat se reúnem para comentar a “briga” entre Flamengo x Globo que vai muito além de apenas um contrato de transmissão.

Clique no link para ouvir!!! #114 – GLOBO X FLAMENGO, MUITO ALÉM DA TELINHA

Por

 

Matheus Gonzaga

Cristão, Flamenguista, Podcaster, host do FlamengoCast, nerd (sem a parte do inteligente), obrigado a dizer aqui que tem namorada, nômade moderno e metido a fotógrafo.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Matheus Gonzaga

Cristão, Flamenguista, Podcaster, host do FlamengoCast, nerd (sem a parte do...

Matheus Gonzaga

Cristão, Flamenguista, Podcaster, host do FlamengoCast, nerd (sem a parte do...

Matheus Gonzaga

Cristão, Flamenguista, Podcaster, host do FlamengoCast, nerd (sem a parte do...