Rômulo CunhaBasquete

Flamengo x Franca: Uma final de gigantes!

1

Flamengo x Franca será a grande final da Copa Super 8 de 2020. Aliás as duas equipes vem protagonizando o basquete do Brasil nessas duas ultimas temporadas.

Essa será a terceira final nacional consecutiva entre os dois clubes.

A primeira dessa curta série mas também de bastante relevância, foi justamente o confronto entre Flamengo x Franca no final de 2018 da primeira edição da Copa Super 8.

De lá pra cá já presenciamos, uma final de Novo Basquete Brasil que precisou do jogo 5 para ser decidida; As duas equipes lutando de forma constante pelos primeiros lugares do NBB 2019/2020. Atualmente Flamengo lidera a competição  com 28 pontos e 86,7% de aproveitamento contra 26 pontos de Franca e 73,3% da equipe do interior paulista.

E agora, mais uma final da grande Copa Super 8 que dará ao campeão a vaga para grande Champions League de Basquete 2020/2021.

Na edição atual da Champions Flamengo x Franca ao lado da equipe de Mogi se classificaram para as quartas de final da competição.

Flamengo x Franca: Copa Super 8 2018

Na primeira edição da competição os 2 clubes chegaram de formas distintas a grande final. Enquanto a equipe da terra do sapato era vista como o grande time a ser batido, com contratações pontuais onde todos jogavam de forma muito entrosada. A equipe do FlaBasquete ainda não havia se encontrado em quadra.

Flamengo x Franca

Foto: Marcos Limonti/Franca Basquete

A impressão que dava era que o time ganhava muito mais pela imposição do elenco, do que propriamente pelo jogo coletivo.

Na época o Flamengo ainda tinha muita margem para crescer, pois os principais nomes da equipe ainda não haviam feito boas partidas em conjunto, enquanto Franca rodava bem mais leve, e de uma forma em que se percebia o entrosamento.

O jogo do turno do NBB, foi bem uma amostra dessa diferença. Franca venceu a partida por 84 x 77, e parecia ali consolidar o título.

Copa Super 8. A Grande Virada!

Na Ocasião a Copa Super 8 foi justamente o momento que o FlaBasquete virou a chave, e passou a jogar como equipe.

O trabalho do técnico Gustavo de Conti que estreava naquela temporada pelo Flamengo começava ganhar forma. E o grupo entendia seu jogo desde uma defesa sólida em transição para um ataque consciente.

Flamengo fez uma competição muito correta e passou por Minas Tênis Clube, Botafogo e Franca e se sagrou como primeiro campeão, vencendo na casa do adversário em grande atuação coletiva.

Dessa vez a equipe chega a grande final sendo o grande time da temporada. Mesmo quando passou por momentos de turbulência soube se segurar, e  ainda é visível a margem de evolução que o time tem.

O dominicano Eloy Vargas por exemplo acabou de chegar, e mesmo claramente desentrosado e sem ritmo já tem feito grandes partidas. O Uruguaio Panchi Barrera (que não pode disputar a competição, pois chegou ao clube depois da data limite de inscrição), é outro nome que vai dar muito o que falar. Chegou para dividir a armação da equipe com Franco Balbi assim liberando mais o ala/armador Deryk Ramos.

FlaBasquete: Hegemonia?

O Flamengo tem hoje 6 dos 11 títulos de NBBs já disputados, afinal é mais do que a metade das taças, o segundo maior campeão, tem metade de suas conquistas, que é a equipe de Brasília. Agora na segunda edição de Copa Super 8 o clube já chega a sua segunda final, com grandes possibilidades de ampliar mais ainda o número de títulos comparados com as outras equipes do país.

No histórico dos confrontos até aqui Flamengo x Franca se enfrentaram 35 vezes na história do NBB, o Flabasquete lidera com 22 vitórias contra 13 da equipe de Franca

O time liderado pelo técnico Gustavo de Conti, faz coro ao explicar a grande importância do torneio para a temporada.

Gustavo de Conti
Gustavo De Conti

Foto: Marcos Limonti/mas Franca Basquete

“Bom, essa final do super 8 chegaram as duas melhores equipes. Tanto as duas melhores do primeiro turno, quanto as que fizeram um melhor super 8, que não é um torneio fácil, por ser eliminatório, sendo 1 jogo só, ele passa a ter um componente emocional  também muito forte, que estava presente nas quartas de final, nas semifinais, e com certeza estará presente nessa final, então a gente esta conversando bastante sobre o jogo, sobre as possibilidades táticas, técnicas e principalmente as possibilidades mentais do que pode acontecer, de para onde o jogo pode nos levar.

Nós  independente de qualquer coisa também estamos felizes pois o Flamengo depois de muito tempo, irá decidir um jogo em casa ao lado de nossa torcida, e eu acho que isso é uma coisa muito legal pra gente, pois nossa torcida empurra muito o time, incentiva muito do início ao fim, e a gente espera contar com isso como fator positivo para o jogo. Tentar dar mais uma alegria pra essa torcida e conquistar mais um titulo.”

Como assistir a grande final entre Flamengo x Franca?

Para quem não tiver a possibilidade de estar na Arena Carioca 1 nesse sábado as 12:45 para acompanhar esse grande jogo, poderá assistir pelos canais Bandeirantes e também pelo Fox Sports.

Porem assistir em casa só em ultima ocasião. É hora de lotar a arena e empurrar o orgulho da nação.!

Jogadores do FlaBasquete relacionados para o jogão.

Pedro Nunes (armador), Franco Balbi (armador) , Jhonatan Luz (ala), Deryk Ramos (ala/armador), Marquinhos (ala), Rafael Mineiro (Pivô), Matheus Weber (ala), Olivinha (ala/pivô), Rafael Rachel(ala/pivô), Zach Graham (ala), Eloy Vargas (pivô), Leonardo Demétrio (pivô).

Comissão técnica

Gustavo De Conti (técnico), Diego Jeleilate (gerente), André Guimarães (supervisor), Fernando Pereira (auxiliar técnico), Bruno Nicolaci (preparador físico), Ricardo Machado (fisioterapeuta).

 

Nos sigam em nossas Redes, e nos acompanhem dando dicas.

Instagran : @redacaorubronegrah

Twitter: @red_rubronegra

Facebook: Redação Rubro Negra

Saudações Rubro Negras!

 

 

 

Romulo Ferreira
Carioca de pai e mãe capixabas, cara família, temente a Deus. Eletricista Industrial de profissão. Flamengo por vocação! Amante de basquete, fissurado em vôlei. Admiração absurda pelo Maestro Junior, pelo campeão de tudo com o FlaBasquete Marquinhos, e pela espetacular Virna. Defensor dos esportes olímpicos, e agora, colunista do Redação Rubro Negra. "Feito de torcedores, para torcedores" 🔴⚫

Michael: Promessa ou realidade?

Previous article

Riot Games lança um novo campeão: Sett

Next article

1 Comment

  1. […] o fim da Copa Super 8, o FlaBasquete vira as atenções para a segunda etapa do novo basquete Brasil onde a equipe […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *