Flamengo vs Santos um confronto de história

0
42
O Flamengo enfrenta o Santos na última rodada do Brasileiro 2019 e tem pela frente um adversário que marcou sua história, vamos relembrar.

Final do Brasileiro 1983

Flamengo e Santos fizeram a grande final do Brasileiro de 1983 que sagrou o Flamengo Tri-Campeão Brasileiro. Além disso aquela partida final realizada no Maracanã é até hoje o maior público registrado no Campeonato Brasileiro. Foram mais de 155mil presentes naquela tarde em que o Flamengo goleou o Santos por 3×0, com gols de Zico, Leandro e Adílio.

Liberta 1984

Como Campeão e vice Brasileiros, Flamengo e Santos conquistaram vaga para a Libertadores 1984. Naquela época os dois clubes do mesmo país jogavam juntos no mesmo grupo. Portanto duas partidas foram realizadas naquela edição. E foram duas goleadas do Flamengo, 4×1 no Maracanã com gols de Mozer(2), Lico e Tita. Da mesma forma na partida realizada no Morumbi/SP, outra goleada, dessa vez por 5×0 com gols de Tita(2), Bebeto, Mozer e Edmar. Foi o ano em que o Flamengo chegou pela última vez nas semifinais da competição sulamericana.

 Brasileiro 1992

No Brasileiro de 1992, mais um confronto importante foi realizada entre os dois clubes. Em outras palavras, um jogo decisivo que determinou a classificação do Flamengo para a grande Final daquela edição. O regulamento previa classificação dos oito melhores clubes para uma segunda fase onde seriam separados em dois quadrangulares, Flamengo, Vasco, Santos e São Paulo fizeram parte do mesmo grupo, e na última rodada do quadrangular, Flamengo e Santos se enfrentaram. Em conclusão uma vitória por 3×1 no Maracanã, com gols marcados por Nélio, Gaúcho e gol contra de Bernardo, o Flamengo selou sua classificação para a Final onde enfrentaria o Botafogo e seria o Campeão Brasileiro de 1992.

Final do Rio-São Paulo 1997

Flamengo e Santos se encontraram na Final do Torneio Rio-SP de 1997, uma final decidida em duas partidas. A primeira realizada no Morumbi/SP terminou com vitória do alvinegro praiano, o que lhe deu vantagem do empate na segunda partida. Em conclusão, o Flamengo teria o Maracanã, sua torcida, além de nomes como Sávio e Romário para conquistar a vitória e o título. No entanto não foi bem assim que aconteceu, apesar dos dois gols marcados por Romário, a partida terminou 2×2 e o Santos comemorou o Título do Torneio.

2009: Duas Partidas Simbólicas

No Brasileiro de 2009, ano em que o Flamengo conquistou o Hexa-Campeonato, as partidas contra o Santos foram marcadas por histórias ímpares na história do confronto, e resultados importantes na trajetória Campeã. Na partida do turno realizada na Vila Belmiro, um tabu foi quebrado. Em outras palavras, o Flamengo nunca havia vencido o Santos na Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro e a última vitória naquele estádio havia sido em 1976 num amistoso. Com gols de Adriano e um contra de Pará, o Flamengo finalmente venceu o Santos na Vila. Além disso era o primeiro jogo sob o comando de Andrade, e ele muito emocionado ao final da partida dedicou a vitória ao recém falecido goleiro Zé Carlos.

Na partida do returno realizada no Maracanã mais uma vitória. No entanto o placar de 1×0 conquistado através de um gol de Adriano, foi mantido e confirmado pelas mãos e pés de outros personagens. O goleiro Bruno pegou dois pênaltis cobrados por Ganso, e manteve o placar zerado, e a soma de mais três importantes pontos na tabela daquele que foi o último titulo de campeonato Brasileiro que o Flamengo conquistou.

Uma Partida Inesquecível

Em 2011 Flamengo e Santos realizaram na Vila Belmiro uma partida inesquecível que entrou para a história do confronto e do Campeonato Brasileiro como uma das melhores partidas da história do futebol brasileiro. Muitos ingredientes preencheram os requisitos para essa avaliação. Gols, virada do placar, pênalti perdido, golaço digno de prêmio Puskas, cobrança de falta com genialidade, craques em ambos os times, hat-trick (3 gols de um mesmo jogador), enfim, uma partida absurda. O Santos jogando em casa contava com Neymar em campo, o Flamengo tinha Ronaldinho como seu camisa 10. Com 25min de partida já estava 3×0 para o Santos gols de Borges(2) e Neymar (golaço Puskas) e o Flamengo já havia perdido gols inacreditáveis, ainda assim começou uma reação com Ronaldinho, Thiago Neves e Deivid, e ao final do primeiro tempo já havia empatado a partida em 3×3 para a descida do intervalo. Aos 5min do segundo tempo, Neymar mais uma vez, colocou o Santos em vantagem. Depois disso, brilhou a estrela do camisa 10 rubro negro, aos 22min uma cobrança de falta rasteira por baixo da barreira deixou o jogo empatado novamente, e aos 35min o gol derradeiro que selou o placar final da partida. o gol da virada marcado por Ronaldinho foi seu terceiro gol nessa partida que terminou 5×4 para o Flamengo.

Copa do Brasil 2017

Esse confronto pela Copa do Brasil 2017, foi apenas a segunda vez que Flamengo e Santos se enfrentaram pela competição, a outra havia sido em 2000, quando o Flamengo foi eliminado com duas goleadas. (0x4/casa e 2×4/fora) Em 2017 a revanche, numa edição em que o Flamengo chegou até a final, as partidas contra o Santos tiveram muita emoção e um gol inédito. Com placares de 2×0 em casa jogando na Ilha do Urubu, e 2×4 jogando na Vila Belmiro, o Flamengo eliminou o Santos por conta dos gols marcados fora de casa. O ineditismo ficou por conta do segundo gol do Flamengo convertido na primeira partida, pois foi o primeiro gol de Cuellar pelo Flamengo e foi um golaço, digno de replay.

Histórico do Confronto/Fonte: http://www.flaestatistica.com/index.html

Jogos: 124
Vitórias: 43
Empates: 35
Derrotas: 46
Gols marcados: 167

Gols sofridos: 184

Flamengo e Santos têm disputado entre si, colocações nas últimas edições do campeonato Brasileiro. Em outras palavras, ambos já foram vice Brasileiros nos últimos anos, Santos em 2016 e Flamengo em 2018. Nesta edição o confronto está marcado para última rodada do turno e do returno, e já nessa primeira partida realizada no Maracanã, o jogo possui muita importância pois decide o líder do turno. Portanto, Flamengo e Santos estão em 1º e 2º no campeonato e esse jogo pode manter a distância na tabela em caso de empate, mudar colocações em caso de vitória do Santos e aumentar a vantagem do líder, em caso de vitória do Flamengo. Uma partida de muitas emoções, com grande potencial para entrar na lista de confrontos históricos entre os dois clubes. Vamos Flamengo.
Saudações Rubro-Negras

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here