Futebol ProfissionalHistória do Flamengo

Flamengo Tri Campeão da Copa do Brasil

 

     A Copa do Brasil é uma competição nacional de futebol do Brasil que se iniciou em 1989, em que contavam com a participação de 32 clubes passando para 40, em 1996. Com o crescimento e valorização da competição, até o final do século XX, essa obteve 69 equipes e depois se estabilizou com 64, no ano de 2001. A partir de 2013, a copa começou a ser disputada por 86 clubes, e logo após, por 91, em 2017.

A 1ª Copa do Brasil em 1990

       O Flamengo foi campeão da Copa do Brasil pela primeira vez em 1990, naquele ano a competição, ainda não tinha tanta tradição como hoje, tão pouco valorizada financeiramente como nos últimos anos. Mas se o que vale de fato são os títulos, o Flamengo naquele ano obteve uma excelente campanha e foi campeão invicto.

O primeiro jogo do Flamengo na competição daquele ano, foi contra um modesto time chamado Capelense, jogo esse que foi realizado no estádio do Bangu em Moça Bonita, e não se espante, para um público de 188 pagantes, que passou a ser o menor da história do Flamengo.

EscudoFlamengo 5 x 0 Capelense
Primeiro Jogo da Primeira Fase
Escudo

Com o passar da competição, o Rubro Negro, ainda enfrentou um time de pouca expressão chamado Taguatinga. Após passar por esses clubes, o Flamengo enfrentou o Bahia nas quartas de finais, o Náutico nas semi, até chegar a grande final contra o Goiás.

O confronto de ida e volta, assim como toda a competição, teve seu primeiro jogo em Minas Gerais(Estádio Municipal Radialista Mário Helênio) com mando do Flamengo e na volta no Serra Dourada para quase 50 mil torcedores. No primeiro confronto o Fla venceu por 1 a 0 gol de Fernando e na segunda partida o jogo terminou 0 a 0 dando o primeiro título da Copa do Brasil para a Gávea.

O time base do Flamengo na competição era: Zé Carlos; Fernando, Vítor Hugo, Júnior e Piá (Rogério); Marquinhos (Zanata), Zinho, Aílton e Djalminha; Gaúcho e Renato Gaúcho; Técnico: Jair Pereira. Marcelinho Carioca formada na base do clube, entrava em algumas partidas e se já destacava.

créditos na imagem(crflamengo.net/copadobrasil-1990)

 

Campeão em cima do Rival em 2006

Para todos os flamenguistas, a conquista de 2006 da Copa do Brasil tem um sabor especial, não só pelo fato de ter sido em cima do maior rival, mas também outros fatores ajudaram, para essa conquista ficar ainda mais marcante. Pela primeira vez a Copa do Brasil foi decidida por dois clubes do mesmo estado.

Enquanto o Flamengo havia passado por Atlético-MG nas quartas e Ipatinga nas semifinais para chegar à decisão, o Vasco eliminou outro rival local, o Fluminense, antes da final. Havia tempo que o clube não conseguia um título nacional de expressão e alcançar esse objetivo seria essencial, principalmente porque o campeão garantia à vaga direta para a fase de grupo da libertadores do ano posterior.

O bicampeonato rubro-negro foi encaminhado na primeira partida com uma boa vitória por 2 x 0, gols de Obina e Luizão.

Contra o Vasco, Flamengo defende invencibilidade na Copa do Brasil ...Créditos da imagem(jornal O Globo)

       Na segunda partida, o Flamengo carimbou mais um título sobre o rival, vencendo a partida por 1 x 0 (Gol de Juan).

Na grande decisão, Juan marcou o gol do bicampeonato rubro-negroCréditos a imagem(Site oficial do Flamengo)

     Renato Abreu foi o artilheiro rubro-negro na conquista, com 6 gols. No jogo do título, Ney Franco foi agraciado por dirigir o time somente na final e pôs a escalação com Diego, Renato Silva, Fernando e Rogrido; Léo Moura, Toró (Obina), Jônatas, Renato, Renato Augusto (Peralta) e Juan; Luizão (Léo Oliveira). Com a taça, o Flamengo se tornou Bi-Campeão da Copa do Brasil.

Curiosidades: O Maracanã passava por reformas naquele ano para o Pan no Rio em 2007. A torcida do Flamengo só utilizava o anel superior do estádio.

Edição dos Campeões: Flamengo Campeão da Copa do Brasil 2006Foto Fernando Soutello/AGIF/Gazeta Press

 

O título que a torcida conquistou em 2013

O primeiro título do Flamengo no novo Maracanã foi o tri da Copa do Brasil, e curiosamente o primeiro.  Em 2013, foi um ano que marcou mudanças no clube, tanto no âmbito desportivo, quanto como instituição.

A chegada da nova diretoria, ao qual tinha como presidente Eduardo Bandeira De Melo, que posteriormente iria mudar o patamar do clube economicamente, apresentou um discurso sobre a implantação um clube saudável financeiramente e que com isso, o futebol do Flamengo teria fortes impactos com times medianos.

Pois bem, mesmo com dificuldades e um elenco limitado, o Fla teve grandes surpresas, como o atacante Hernane(O brocador), que foi o artilheiro da competição na ocasião. Um jogo que marcou a conquista do Flamengo naquele ano foi a classificação em cima do Cruzeiro, que até então era o líder do campeonato brasileiro e o time a ser batido.

Após perder o primeiro jogo no Mineirão por 2 x 1, o Fla precisava de uma vitória simples no jogo da volta no maraca. Com o apoio de mais de 50.000 rubro negros no maracanã, o clube conseguiu um gol aos 43′ do segundo tempo e venceu a partida por 1 x 0, gol de Elias.

28 de agosto: 7 imagens de um momento AAAAAAAAAAAA do Mengão ...

       A partir daquele jogo, o Fla ganhou forças na competição e no embalo de sua torcida passou por Botafogo, Goiás, até chegar a final contra outro rubro negro, o Clube Atlhetico Paranaense. No jogo de ida, em Curitiba, Amaral marcou o gol de empate para o Flamengo e a partida terminou em 1 a 1.

Sósia de 'Amaral Coveiro' virou herói do Fla em final, mas foi ...créditos a imagem: ESPN

       No jogo da volta, com mais de 70 mil torcedores no maracanã, Elias e Hernane fizeram no final da partida e o Fla venceu por 2 x 0, trazendo o terceiro título da Copa do Brasil para o clube.

Copa do Brasil 2013 - Flamengocrédito a imagem: Lance

Time titular do Flamengo na final:

Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir, André Santos, Amaral, Luiz Antonio, Elias, Carlos Eduardo, Paulinho, Hernane. Técnico: Jayme De Almeida.

 

Por: Bruno Damasceno Ferreira

Continuamos a nossa série histórica sobre o Flamengo, saiba mais sobre a Fundação, as cores, os símbolosos mascotes, os uniformes, os presidentes, e muito mais! Confira!!!

Etiquetas

Bruno

Jornalista, apaixonado por esportes e pelo Flamengo. @brunodamasceno_96

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar