Finanças

Flamengo, o trem pagador da FERJ

Flamengo como sempre é o trem pagador da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ)

Mais um ano de campeonato carioca e pelo visto teremos mais uma jornada tendo o Flamengo como trem pagador da FERJ nesse estadual.

A FERJ não cobra sua famosa “TAXA FERJ” dos jogos que envolvam times fora do escalão dos 4 principais clubes da competição. Até esse ponto podemos considerar de fato uma atitude justa, de forma a alavancar as receitas dos menores clubes. O grande problema vem na cobrança dos jogos dos 4 maiores clubes, principalmente no caso do Flamengo.

Apenas na primeira rodada, o mais querido levou 27 mil pessoas para assistir ao empate da equipe sub 20 contra o Macaé, isso fez com que a FERJ ganhasse atraves de sua taxa a quantia de R$ 53.633,55, enquanto o Flamengo ficou com um prejuízo de R$ 203.007,91. Isso mesmo, o Flamengo cuidou de toda operação do jogo, teve um público recorde da rodada e tomou um prejuízo, enquanto a Federação mordeu um bela quantia para um jogo de sub 20.

Essa taxa deveria ser cobrada sobre o lucro do clube e não sobre a receita, ou seja, caso o jogo viesse da dar prejuizo, como foi o caso do jogo acima, não incorreria em pagamento de taxa para federação, para o Flamengo isso não seria algo que impactasse tanto em seu caixa, mas que se fala tanto em alavancagem do futebol carioca, esse movimento com certeza seria de grande agrado para os rivais que rezam para cada centavo que caia em suas contas.

Enquanto isso a FERJ deve estar contando os dias para o time titular do Flamengo vir a campo para que sua mordida na bilheteria fique cada vez maior.

 

Rafael Frizeiro Perez

Rafael Perez, contador formado pela UFRJ, pós graduado em Planejamento Tributário pela Mackenzie Rio e formando em LLM (Contabilidade e Direito Tributário) pela IBMEC e integrante do conselho deliberativo do Clube de Regatas do Flamengo.
Rubro Negro graças a herança do falecido avô Perez, espanhol que se apaixonou pelo Mais Querido ao chegar no Brasil. Tem seu pai, Gabriel, como seu fiel companheiro de Maracanã.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Rafael Frizeiro Perez

Rafael Perez, contador formado pela UFRJ, pós graduado em Planejamento Tributário pela...

Rafael Frizeiro Perez

Rafael Perez, contador formado pela UFRJ, pós graduado em Planejamento Tributário pela...

Rafael Frizeiro Perez

Rafael Perez, contador formado pela UFRJ, pós graduado em Planejamento Tributário pela...