Flamengo e Globo: Relação de Interesses

0
152
Créditos: Torcedores.com

Era semana de FlaxFlu em 1977, único jogo do campeonato nacional, era aniversário do Flamengo. O Rio estava vibrando com está partida o Brasil todo muito ansioso para saber quem sairia vencedor. Mas Marcio Braga recém eleito presidente do rubro-negro carioca teve um deslumbre, o precisamos ganhar um percentual das transmissões dos jogos do clube, foi quando teve início recebimento de uma das maiores fatias de receitas dos clubes brasileiros, só para se ter uma ideia em 1977 nada se recebia, quatro décadas depois são valores em torno de milhões reais.

Que o Flamengo sempre foi uma potência em audiência isso ninguém duvidava, mas na verdade em tempos de má administração e falta de visão no mercado quem vislumbrou esse nicho de mercado foi a Rede Globo, na figura de seu presidente Roberto Marinho, que ajudou a eleger Marcio Braga em 1976 presidente do clube, percebeu mesmo pagando as devidas cotas poderia lucrar muito mais com o negócio futebol. Pensando em um grande negócio, em 1987 quando os clubes se unem para organizar o campeonato nacional uma vez que a confederação brasileira de futebol alegava não ter condições de capitaniar recursos e trazer credibilidade. A TV Globo toma conta para capitaniar recursos, conseguindo patrocinio master da Coca-cola, apenas o Flamengo, Palmeniras e Corinthians nao tinham estampado nas camisas este patrocinador.

O clube dos 13 com ajuda da TV Globo na organizacao de todo campeonato, a emissora começa a mostrar como se transforma um negócio sem credibilidade em super rentável. Reforça o calendário diferenciado do praticado na Europa, pelo fato da escola brasileira ser muito talentosa, máquina de criar craques.

Flamengo, mesmo em meio às crises, desmandos, sempre levantou as audiências da rede Globo ao pico, pelo fato de ser um clube nacional, conhecido em todo território, com sua torcida se auto proclamando Nação, sendo um vulcão de público e renda.

Após idas e vindas, o contrato de direito de imagem do Clube Regatas Flamengo aumenta a cada ano trazendo conflitos entre as demais equipes brasileiras, chegando ao ponto de muitos torcedores dizerem ser o Flamengo o protegido da Globo, quando na verdade o clube da gavea arrecada maior fatia por audiência, batendo recordes. Exemplo disso, nos novos moldes de divisão de cotas a máquina Flamengo bateu a meta do PPV, atingindo 18,8%, ou seja, passou a ter direito a r$ 122 milhões, maior cota paga, para 2019, tudo em virtude da sua Nação que abraçou a causa e entendeu a máxima de ser Flamengo.

Nos tempos atuais podemos afirmar existem muitas barreiras a serem rompidas, transmissão em streaming, direitos internacionais, Flamengo e Globo podem ir muito além, existindo muito espaço para entrada de dinheiro em ambos os cofres.

A relação com o grupo Globo sempre foi pelo mais vantajoso, mas a internacionalização da marca Flamengo é a meta a ser alcançada, seja ao lado da parceira de longa data ou com outra mais vantajosa, para isso sera necessário ter ousadia demonstrada em 1977, marcando de forma definitiva a história do futebol brasileiro.

Em tempo, o FlaxFlu de 1977, jogado no aniversário do clube no Maracanã, a vitoria foi do Fluminense.

RICHARD NIXON
Colunista e palpitador de futebol, apaixonado pelo Flamengo.
Siga no Twitter: @O_PALPITADOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here