Flamengo… Campeão Carioca de 1999. Hoje completa 20 anos dessa conquista.

Há exatamente 20 anos, o Flamengo conquistava o seu 25º título estadual sobre o nosso maior freguês e VICE, Vasco da Gama. Nosso artilheiro e o da competição foi o baixinho Romário e o herói da conquista, Rodrigo Mendes. Veja um pouco mais dessa conquista histórica do Mengão.

1
272
Rodrigo Mendes - Flamengo Campeão Carioca de 1999
Rodrigo Mendes, acompanhado por Jorginho, comemorando o gol que deu o título para o Flamengo.

O Flamengo deu inicio a caminhada para a conquista do campeonato Carioca no dia 7 de março de 1999. O pontapé inicial foi contra o Olaria, na rua Bariri e o Flamengo venceu por 3×2. Os gols do Flamengo foram marcados por Leandro Machado (2) e Iranildo.

Vejam os gols da primeira rodada da taça Guanabara de 1999 e a vitória do Flamengo.

Flamengo conquista de forma invicta a Taça Guanabara

O 1º turno, chamado de Taça Guanabara, foi disputado por 10 equipes onde todos se enfrentavam. Pela regra da competição, os dois primeiros colocados fariam a disputa do título. O Flamengo fez a melhor campanha, ficando em primeiro com 25 pontos e o Vasco ficou em segundo com 22 pontos.

Em 18 de abril de 1999, Flamengo e Vasco disputaram a final da Taça Guanabara no Maracanã, que recebeu 96.681 público pagantes. Mesmo tendo a segunda melhor campanha, o Vasco era o favorito, pois tinha uma equipe fortíssima. Mas bastou a bola rolar para que o Flamengo desse logo o recado e aos 5 minutos, Athirson abriu o Placar. E não demorou muito, aos 19 minutos o Flamengo ampliou com Romário, que após uma arrancada, finalizou com a perna esquerda dentro da área e marcou o seu 10º gol no campeonato. Aos 33 minutos, Odvan descontou para o Vasco, dando números finais a partida. Fim de jogo, Flamengo (Campeão) 2×1 Vasco (VICE).

VASCO 1 x FLAMENGO 2
Local:
Maracanã (Rio de Janeiro)
Juiz: Cláudio Vinícius Cerdeira
Renda: não divulgada;
Público: 96 681;
Gols: Athirson 5, Romário 19 e Odvan 33 do 1° tempo.
Cartão Amarelo: Odvan, Mauro Galvão, Felipe, Nasa, Juninho, Luizão, Fábio Baiano, Vágner e Leandro.
Expulsão: Zé Maria e Luiz Alberto
VASCO: Carlos Germano, Zé Maria, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Nasa, Paulo Miranda, Juninho e Ramón (Vágner); Donizete e Luizão (Gui­lherme). Técnico: Antônio Lopes
FLAMENGO: Clêmer, Fábio Baiano, Fabão, Luiz Alberto e Athirson; Jorginho, Vágner (Rodrigo Mendes), Beto e Iranildo (Caio); Leandro (Fabiano) e Romário. Técnico: Carlinhos

Disputa da Taça Rio

O 2º turno, chamado de Taça Rio, também teve os mesmos critérios e regras da Taça Guanabara. O Flamengo iniciou a rodada contra o próprio Olaria, no Maracanã e venceu a partida por 1×0, gol de pênalti marcado por Romário aos 33 minutos do 1º tempo. A campanha não foi conforme a Taça Guanabara, o time relaxou um pouco e sofreu 3 derrotas, ficando com a 2ª colocação na Taça Rio com 18 pontos e disputou a final contra o Vasco, que fez 23 pontos. Dessa vez, a equipe VICE campeã da Taça Guanabara conseguiu se superar e a equipe Rubro Negra perdeu por 2×0.

Sendo assim, a disputa pelo título Carioca de 1999 foi feito pelos campeões da Taça Guanabara e Taça Rio, Flamengo e Vasco, em duas partidas. Como o Vasco teve a melhor campanha em pontos (juntando os dois turnos), ganhou o direito de vantagem (jogar pelo empate na soma dos dois resultados finais).

Primeira partida da Final

Minutos antes da partida, Romário, o principal nome do Flamengo, foi vetado no vestiário e desfalcou a equipe Rubro Negra. Em um Maracanã lotado, a polêmica ficou entre a torcida do Flamengo e o jogador adversário, Edmundo. A partida teve destaque para o goleiro Clêmer, que fez ótimas defesas e a partida terminou empatada em 1×1, gols de Edmundo e Fábio Baiano.

Segunda partida da Final, Flamengo Campeão Carioca e Rodrigo Mendes, o herói improvável.

Para a segunda partida, Romário estava liberado e entrou em campo, porém nos minutos iniciais, voltou a sentir uma contratura muscular e teve que deixar o campo. Em seu lugar, entrou Caio e este que teria dito no jogo anterior que teria sido desrespeitado por ter atuado apenas 12 minutos, entrou bem e fez a jogada do gol do título.

Na partida, o Vasco começou melhor, mas logo ficou equilibrada. O tempo passava e nada de gols, o Vasco jogava pelo empate e o Flamengo não conseguia tirar o zero do placar. Na volta para o 2º tempo, os jogadores se reuniram no centro do gramado e com este gesto, a torcida jogou junto e se uniu a corrente, não parou de cantar e gritar um só minuto, o Maracanã virou um verdadeiro caldeirão Rubro Negro.

E para a alegria da nação, aos 30 minutos, Caio fez uma linda jogada e foi derrubado por Mauro Galvão, o arbitro marcou a falta. No minuto seguinte, Rodrigo Mendes, o herói improvável, cobrou a falta no canto direito de Carlos Germano, bola no fundo da rede, gol do Mengão. 

A partida terminou com a vitória do Flamengo por 1×0, sagrando-se Campeão Carioca de 1999 e conquistando o 25º caneco estadual da época.

Flamengo Campeão carioca de 1999
Elenco do Flamengo Campeão Carioca de 1999

FLAMENGO 1 x VASCO O
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Juiz: Cláudio Vinícius Cerdeira
Renda: não divulgada;
Público: 87.590 pagantes
Gol: Rodrigo Mendes 31 do 2°
Cartão amare­lo: Fabão, Nasa, Alex Oliveira e Felipe
Expulsão: Odvan
FLAMENGO: Clêmer, Pimentel, Fabão, Luís Alberto e Athirson; Leandro, Jorginho, Fábio Baiano e Beto; Rodrigo Mendes (Maurinho) e Romário (Caio).
Técnico: Carlinhos
VASCO: Carlos Germano, Zé Maria, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Nasa, Paulo Miranda, Vágner (Fabricio) e Ramón (Alex Oliveira); Donizete (Guilherme) e Edmundo. Técnico: Alcir Portella

Romário, o artilheiro do campeonato

Mesmo não participando da primeira partida e com poucos minutos na segunda partida, Romário foi o artilheiro da competição com 16 gols, muito normal para um craque que foi artilheiro em tudo que disputou. Saiba mais sobre o Romário clicando neste link.

Romario
Romário comemorando o seu gol contra o Vasco, o 2º na final da Taça Guanabara.

 

Com este título, o Flamengo iniciava uma série de conquistas consecutivas sobre o freguês e nosso VICE favorito, Vasco da Gama. Na verdade, iniciou em 1996 e de lá pra cá, o VICE acumula 31 anos sem saber o que é ganhar um campeonato sobre o Flamengo.

Você, torcedor da geração dos anos 90, nunca viram o Flamengo perder um titulo para o time do Vasco, é o não é verdade? E pelo jeito, isso não vai acontecer tão cedo… e se acontecer!

É isso ai galera… a hegemonia é nossa, somos o maior Campeão Carioca com 35 títulos, onde o Vasco tem somente 24!

 

Saudações Rubro Negra!

Xandy Love

Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo…

 

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here