Futebol Profissional

É amanhã! Flamengo e Athletico/PR fazem primeira decisão do ano pela Supercopa do Brasil

–
Foto: Flamengo / Reprodução
–
Foto: Flamengo / Reprodução

Flamengo e Athletico/PR duelam amanhã, domingo (16), às 11h no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A disputa, logo no início da temporada, já vai valer um título nacional: a Supercopa do Brasil. O jogo único definirá o campeão da partida que coloca, frente a frente, os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em 2019. Até o momento, cerca de 47.500 ingressos foram vendidos.

O Flamengo disputou três partidas em 2020 com o time titular, conseguindo 3 vitórias em 3 jogos. Após corte profundo, Rodrigo Caio já está confirmado e participará da decisão. O zagueiro Gustavo Henrique deve completar a dupla de zaga; ele também está certo para a partida após ter a sua pena por ter sido expulso, ainda em um jogo pelo Santos, revertida. Léo Pereira está com lesão muscular. De resto, o time titular deve ser o mesmo.

O Athletico jogou sete partidas até agora no Campeonato Paranaense, e apenas uma delas foi com o time titular: o empate em 1 a 1 contra o Paraná. O Furacão ocupa a 3ª colocação do torneio, com 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

Leia também: Jorge Jesus : “Não é arrogância, estamos sim em outro patamar”

A Supercopa do Brasil é uma competição que está voltando, mas ela já teve duas edições no início dos anos 1990, com a mesma premissa de hoje: campeão do Brasileirão versus campeão da Copa do Brasil. O Flamengo disputou a competição em 1991, por ter ganhado a Copa do Brasil em 1990, mas perdeu para o Corinthians por 1 a 0 na final.

–
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

No ano passado, as duas equipes se enfrentaram quatro vezes, sendo duas vitórias para o Flamengo e dois empates. Vale ressaltar que uma das vitórias do Rubro-Negro carioca foi na Arena da Baixada, por 2 a 0, pela 25ª rodada do Brasileirão, quebrando um tabu de 45 anos sem ganhar do Furacão como visitante na competição. Mas os dois empates foram válidos pela Copa do Brasil, ambos por 1 a 1, quando o Athletico conseguiu eliminar o Fla após disputa de pênaltis no Maracanã. Jorge Jesus tinha acabado de chegar no time, e depois afirmaria que o Furacão foi o time “que mais dificultou a vida do Flamengo em 2019, além de Liverpool e River Plate”.

Flamengo e Athletico/PR possuem um histórico de jogos importantes e decisivos. Em 1983, as equipes se enfrentaram pela semifinal do Brasileirão desse ano, e o Flamengo levou a melhor. Posteriormente, a equipe de Zico ganharia a competição. Em 2011, pela Copa Sul-Americana, as equipes se enfrentaram pela segunda fase da competição, com Ronaldinho Gaúcho marcando os gols da vitória e classificação em ambas as partidas. Em 2013, Urubu e Furacão duelaram na final da Copa do Brasil; melhor para o Rubro-Negro Carioca, que teve Hernane comandando a festa com dois gols na final. O último mata-mata entre os dois times foi pela Copa do Brasil em 2019, quando o Athletico/PR passou. Os dois times também ficaram no mesmo grupo na Libertadores de 2017.

Gabriel Salotti

Amante do futebol e apaixonado por Flamengo. Frequentador de Maracanã, boteco em dia de jogo, recepção de jogadores e de AeroFlas. Estudante de jornalismo no 7º período pelo Ibmec-RJ.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Gabriel Salotti

Amante do futebol e apaixonado por Flamengo. Frequentador de Maracanã, boteco em dia de...

Gabriel Salotti

Amante do futebol e apaixonado por Flamengo. Frequentador de Maracanã, boteco em dia de...

Gabriel Salotti

Amante do futebol e apaixonado por Flamengo. Frequentador de Maracanã, boteco em dia de...