Com o fim da Copa Super 8, o FlaBasquete vira as atenções para a segunda etapa do novo basquete Brasil onde a equipe lidera, mas precisa confirmar a boa campanha em todo returno, e preparar o terreno para os playoffs NBB.
Ademais a segunda parte da temporada também vem com a parte final da grande Champions League Américas onde a equipe permanece invicta, e começará jogar os playoffs na próxima quinta feira contra o Fuerza Regia do México.
Aprendizados da Copa Super 8!
Com o desfecho não programado da Copa Super 8, onde o time perdeu o título nos minutos finais do jogo decisivo, o orgulho da nação certamente volta as atenções para dois dos maiores objetivos dessa grande temporada, e um desses objetivos é o hepta campeonato do Novo Basquete Brasil.
Mesmo inconstante, decerto com momentos bem turbulentos, e até imprecisos nesse primeiro turno, ninguém jogou mais basquete que o Flamengo no novo basquete Brasil.
O FLaBasquete terminou o turno liderando, e mostrando imponência em relação aos demais times. Mas a queda na Copa Super 8, ascendeu o sinal de alerta, para mostrar que o time ainda esta bem longe de alcançar o ápice técnico e físico.
Contudo a rotação tão contestada por alguns feita pelo técnico Gustavo De Conti ficou bem evidente ao final da partida contra Franca. A impressão era que embora sem rodar tanto, os jogadores de Franca estavam tão inteiros quanto a equipe do FlaBasquete.
Outra constatação era a quebra de ritmo de um jogador que começava engrenar, e do nada era sacado da partida, fazendo o time ter que se adaptar a toda hora há uma rotação nova.
Não seriamos oportunistas de criticar tal postura do técnico afinal ganhamos o último NBB jogando justamente dessa maneira. Porém sempre é bom contrapor e colocar maneiras diversas de táticas acreditando que assim como Gustavinho se adaptou ao time na última temporada, nessa ainda tem muita margem para acontecer tal sincronismo.
FlaBasquete: Primeiros Passos no Returno.
Perdemos a Copa Super 8 em casa, mas a torcida fez uma bela festa, apoiando do começo ao fim.
Houve também cobranças como era de se esperar, pois por mais que a torcida seja paciente com o FlaBasquete, a cobrança é justamente para os jogadores perceberem que a torcida esta atenta, e quer sempre ver esse time voando.
Nada melhor como começar o returno então jogando dentro de casa. Aliás os quatro primeiros jogos do Flamengo no returno, serão com mando de quadra.
O Mengão enfrenta Brasília que esta na 13° colocação, Unifacisa 7°, Minas Tênis Clube 6° e Basquete Cearense 15° na sequência, destacando que o time cumprirá mando de quadra em alguns desses jogos no ginásio da ASCEB em Brasília.
Os jogadores Eloy Vargas e Panchi Barreras estarão disponíveis para o Flamengo, que enfim terá todos seus jogadores a disposição.
A Champions League Américas vem ai!
Outro grande desafio do FlaBasquete nessa 2 parte da temporada, é a grande Champions League America.
Flamengo que jogou pelo grupo “C” foi uma das 3 equipes a fechar a primeira fase invicta.
Em quatro jogos o Mengão passou por todos eles dentro de seu grupo, garantindo nas quartas de final, a possibilidade de mandar mais partidas em casa.
A primeira partida no Flamengo pela champions foi em terra Argentina. Com uma certa imponência mesmo jogando fora de casa, o FlaBasquete fez 83 x 75, no Instituto de Cordoba.
Os grandes destaques dessa partida foram o argentino Franco Balbi com 21 pontos, aliás o armador parecia estar bem a vontade jogando em suas terras.
Marquinhos e Rafael Mineiro terminaram a partida com 17 pontos, sendo que Mineiro ainda pegou 8 rebotes.
O segundo jogo do FlaBasquete pela Champions foi contra o time chileno Club Deportivo Valdivia.
O Mengão bateu por 82 x 71 tendo Olivinha com 17 pontos e Zack Grahan com 15 como maiores pontuadores.
Jogos de volta da Champions League
O jogo 3 do grupo para o Flamengo foi novamente contra o Valdivia, mas dessa vez jogando no Chile. Mais uma vez Flabasquete foi soberano e venceu a partida por 92 x 79.
Fecharíamos a primeira fase da Champions jogando em casa contra equipe do Instituto. O Flamengo venceu por 81 x 76.
Franco Balbi com 20 pontos foi o nome do jogo. Olivinha e Marquinhos também se destacaram com 16 pontos cada um.
Hora das Quartas de Final!
Na quinta feira 16/01 o FlaBasquete enfrenta a equipe mexicana do Fuerza Regia pelo primeiro jogo das quartas de final que será em melhor de 3 jogos.
O Fuerza Regia estava no grupo “D” ao lado da equipe da Nicarágua, Real Esteli equipe que terminou invicta a fase de classificação, e a equipe Mexicana Capitanes da Cidade do México.
Fuerza e Capitanes terminaram empatadas em pontos pelo grupo D. Ambas tiveram 3 derrotas e apenas 1 vitória. O que prevaleceu para equipe do Fuerza Regia avançar de fase foi as cestas averege.
Veja quais foram os outros times classificados para os playoffs
Grupo A
San Lorenzo (Argentina)
Mogi (Brasil)
Grupo B
Quimsa (Argentina)
Sesi Franca (Brasil)
Grupo C
Flamengo
Instituto (Argentina)
Grupo D
Real Esteli (Nicarágua)
Fuerza Regia (México)
Confrontos
Jogo 1
14/01 – Franca x San Lorenzo (Ginásio Pedrocão – Franca)
14/01 – Instituto x Real Esteli (Angel Sandrin – Cordoba)
15/01 – Mogi x Quimsa (Prof Hugo Ramos – Mogi)
16/01 – Fuerza Regia x Flamengo (Gimnasio Nuevo León Unido – México) 22:30
Jogo 2
18/01 – San Lorenzo x Franca (Polideportivo Roberto Pando)
18/01 – Real Esteli x Instituto (Alexis Arguello)
19/01 – Flamengo x Fuerza Regia (Arena Carioca 1) 19:30
19/01 – Quimsa x Mogi (Estadio Ciudad)
Jogo 3 *Se necessário
20/01 – San Lorenzo x Franca (Polideportivo Roberto Pando)
20/01 – Real Esteli x Instituto (Alexis Arguello)
21/01 – FlaBasquete x Fuerza Regia (Arena Carioca 1) 19:30
21/01 – Quimsa x Mogi (Estadio Ciudad)
É hora da grande nação se organizar, e lotar a Arena Carioca nos jogos aqui no Rio para empurrarmos o FlaBasquete para mais uma conquista.
Nos sigam em nossas Redes, e nos acompanhem dando dicas.
Instagran : @redacaorubronegrah
Twitter: @red_rubronegra
Facebook: Redação Rubro Negra
Saudações Rubro Negras!
Eu amo um trabalho bem feito. ?⚫