FlaBasquete: Os Meninos da Gávea na LDB

1
290
Fla Basquete LDB
Foto Divulgação Flamengo

Começa daqui a pouco, sendo mais preciso as 09:00 horas, o maior campeonato de base do nosso basquete.

Me atrevo a dizer que apenas abaixo das categorias “sub” do futebol, o campeonato de base mais disputado do esporte brasileiro é a  Liga De Desenvolvimento de Basquete, ou simplesmente LDB.

O campeonato se caracteriza por ser o ultimo degrau dos atletas para chegar ao profissional, e desde sua criação, vem levando bons nomes para o Novo Basquete Brasil.

Sua primeira edição foi disputada em 2011 com sede final no Rio de Janeiro (Tijuca Tênis Clube), e com o Flamengo se sagrando campeão em uma final disputadíssima contra o Bauru por 70 x 68. O Paulistano terminaria em terceiro e o Brasília na quarta colocação.

Desde então já aconteceram 8 edições, com 6 equipes diferentes chegando ao topo.

Flamengo e Pinheiros são os maiores vencedores com 2 títulos cada. Completam a lista, Paulistano, Franca, Bauru e Basquete Cearense.

LDB 2019

Nessa temporada a primeira fase da LDB será disputada em 2 sedes.

A de Curitiba que acontecerá no ginásio Palácio de Cristal, e será conhecida como Grupo A, com Curitiba basquetebol, Coritiba Monster, Minas Tênis Clube, Paulistano, SESI Franca, Corinthians e Praia Clube.

A sede no Rio de Janeiro será no Tijuca Tênis Clube e terá alem do Flamengo.  Maringá, Basquete Cearense, Pinheiros, São José e União Corinthians.

A Fórmula de disputa é bem simples. Nessa primeira etapa os times jogam dentro de seus respectivos grupos. Mais a frente na etapa 2, com data marcada para começar no dia 27 de agosto, os times de um grupo, enfrentarão times do outro grupo, assim os 8 melhores times  se classificam para fase final.

O FlaBasquete Na LDB

O Mengão disputou todas as edições da LDB, e tem 3 finais no currículo, com 2 títulos.

Como dito acima, venceu no primeiro ano do campeonato a equipe de Bauru por 70 x 68, voltou a ganhar em 2013, dessa vez a equipe do Minas Tênis Clube por 51 x 42. E foi vice campeão no ano seguinte para o Basquete Cearense perdendo por 63 x 58.

O FlaBasquete ainda conseguiu um terceiro lugar em 2012 e um quarto em 2018, sendo assim a equipe mais bem sucedida do campeonato até então.

Segundo a Liga Nacional de Basquete, 50% dos jogadores que disputam hoje o NBB, jogaram a Liga de Desenvolvimento, sem contar naqueles que já figuram fora do país como Felício por exemplo que foi MVP pelo Flamengo em 2014, e hoje colhe seus frutos jogando pelo Chicago Bulls na NBA.

Vamos destrinchar então quem é quem no time Rubro-Negro

Armadores

Matheusinho talvez seja um dos rostos mais conhecidos dessa nova geração do basquete do Mengão. O garoto que é  figura frequente no time  profissional do clube, vai para sua segunda LDB. Com passagens pela base de grandes escolas do nosso basquete como Tijuca e Palmeiras, tentará repetir o grande desempenho do campeonato passado, onde foi um dos grandes destaques do FlaBasquete.

FlaBasquete estreia no LNB
Foto Marcelo Cortes/Flamengo

Pedro Nunes é da geração nascida nos anos 2000. O armador apesar de muito novo, já tem na bagagem passagem pelos EUA (IMG Academy) e tbm Europa (Juventut Badalona) da Espanha.

FlaBasquete LDB
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Chega ao mais querido, não só para reforçar o sub 20, mas também com a grande missão de integrar o time adulto.

Thiaguinho chegou ao clube nessa temporada.  O garoto que tem passagens por Vasco e Fluminense tem a  missão de manter a rotação na armação do time.

João Vitor  o Joãozinho ainda figura na categoria sub 17 do FlaBasquete. É cria do clube, e mesmo sendo bem novo, já vai para sua segunda LDB.

Igor Gabriel é aquele “multifunção” do time. O garoto que também integra a seleção brasileira de 3×3, vai para sua segunda LDB, destacando que o favoritismo é bom porque faz o time jogar com pressão. Que personalidade!

FlaBasquete LDB 2019
Foto Marcelo Cortes/Flamengo

Gabriel Andrade chega para reforçar o time na LDB. O jovem ala-armador passou três temporadas fora do país. Esteve por Espanha, Estados Unidos.

Magno Faria é um dos que vem na base do clube desde cedo. Jogador do sub 19, fará sua estreia no LNB.

Alas

Matheus Weber é mais um daqueles que já figuram entre o time principal do clube. Chegou no começo da temporada, e já passou por clubes como Cravinhos e Paulistano.

FlaBasquete LDB 2019
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

João Vittor é mais um ala. O gigante de 18 anos tem 1,90 e já figurou entre as equipes de Jequiá, Barreto e Franca.

Moisés Diorginis é outro que chegou no começo da temporada. Passou pelo Fluminense e chegou a jogar por Concórdia em Santa Catarina

Luiz Henrique é cria da Gávea, e completa o time de alas do mais querido.

Pivôs

Matheus de Sousa também conhecido como Macaé é um ala-pivô que esta no mengão desde o sub 14. Nascido em 2001 deu os primeiros passos no esporte em sua cidade natal.

Matheus Maciel  passou por Barueri, Paulistano e Unicaja na Espanha. Foi contratado pelo clube como uma das grandes promessas da nova geração, para jogar não só na base, mas também atuar no time profissional.

FlaBasquete
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Rafael Rachel enfim fará sua estreia com a camisa do mengão. O Garoto que chegou no inicio da temporada, se recuperava de lesão. Com passagens por Corinthians, Palmeiras, Pinheiros e Baskonia da Espanha, o gigante de 2,03 tem tudo para ser um dos destaques dessa LDB.

João César esta no Flamengo desde abriu de 2018, o ala-pivô tem 2,02 de altura.

Ruan Miranda esteve com o time principal do mengão, nas conquistas dos principais campeonatos da temporada. O ala armador nascido em 2001, fecha o grupo que irá em busca do terceiro titulo para o FlaBasquete.

Divulgação LNB

Todas essas ferinhas estarão sob o comando do técnico Rodrigo Leonardo, que é figura presente na comissão técnica profissional do clube. O Flamengo estreia as 13:30 contra a equipe de Maringá. Todas as partidas do Mengão irão ser nesse horário.

FlaBasquete LDB
Divulgação Flamengo

pesquisa sobre ldb, site Liga Nacional de Basquete

pesquisa sobre descrição dos jogadores; site do Clube de Regatas do Flamengo

Raiana Monteiro, Mariana Sá e Vitor Cachoeira

@RmuloCunha

 

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here