Everton Ribeiro: a magia estampada na camisa 7

0
358
EVERTON

Everton Ribeiro é o 10 que veste a 7.

Precisamos falar um pouco mais sobre Everton Ribeiro e sua importância técnica e tática para o time do Flamengo. O atual camisa 7 da Gávea chegou em 2017 após uma longa negociação de cerca de R$ 22 milhões com o Al-Ahli, dos Emirados Árabes. Após um período de adaptação e pouco brilho, o baixinho vem mostrando o porquê de ser tão adorado pela Nação e incontestável no time titular.

Início de carreira

Nascido e criado em São Paulo, Everton começou no Corinthians (2007), passou pelo São Caetano (2008), apareceu para o Brasil no Coritiba (2011) e explodiu no Cruzeiro (2013), onde foi bicampeão consecutivo do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014) e eleito o melhor jogador da competição nos dois anos.

Cruzeiro / Divulgação

Entrando em erupção …

Após brilhar no clube mineiro, o jogador se transferiu para o Al-Ahli em fevereiro em 2015, onde disputou 102 partidas, marcou 26 gols, deu 25 assistências e conquistou cinco títulos. Éverton foi um grande jogador no clube árabe, tanto que, após o Flamengo mostrar interesse na contratação, fizeram jogo duro e demoraram para aceitar a proposta oferecida pelos cariocas.

Al-Ahli / Divulgação

Agora sim chegamos onde interessa! Em 5 de junho de 2017, Everton Ribeiro assinou por quatro anos e foi, enfim, anunciado oficialmente pelo Flamengo. Ao ser contratado por cerca de R$ 22 milhões (maior contratação da história do Flamengo na época), o Flamengo mandava um recado ao Brasil: de que entraria forte na briga por todos os títulos em disputa na temporada. No mesmo ano, o clube chegou em duas grandes finais: Copa do Brasil, contra o Cruzeiro e Copa Sul-Americana, contra o Independiente-ARG. Porém acabou sendo vice-campeão nos dois torneios.

Entretanto, nesse ano, Everton não se destacou muito, não brilhou. Até pelo contrário, atuou mal em várias partidas e chegou a ser bem criticado por boa parte da torcida rubro-negra. Mas ainda assim, era um jogador importante para o time e que, com certeza, com o passar do tempo, iria se adaptar e render bons frutos ao time do Flamengo.

Everton Ribeiro
Gilvan de Souza / Flamengo

BOOM! Explodiu!

2018. Ano de muita expectativa em cima do Flamengo. Contratações importantes. Elenco recheado de estrelas. Torcida lotando o Maracanã todo jogo. O Flamengo tinha TUDO para fazer de 2018 um de seus anos mais vitoriosos da história. Entretanto, nada disso aconteceu e nem o Campeonato Carioca foi conquistado. O Vice-campeonato no Brasileirão foi comemorado com a mesma intensidade de como se nada tivesse acontecido. Não foi comemorado.

É onde quero chegar. Apesar de não ter levantado nenhum troféu, a torcida rubro-negra – ou boa parte dela – teve motivos para ficar feliz. Ter Everton Ribeiro em seu elenco. Isso mesmo. É um privilégio ter um jogador como ele, de tão alto nível, de uma inteligência incrível em seu time.

Everton Ribeiro
Alexandre Vidal / Flamengo

O 7 é fundamental!

O camisa 7 da Gávea é MUITO importante no esquema tático do Flamengo. Isso não é de hoje. Desde 2018 o jogador tornou-se um dos pilares do time e é um dos poucos considerados intocáveis entre os 11.

Everton Ribeiro
Gilvan de Souza / Flamengo

Everton Ribeiro,Ponta-direita

Everton Ribeiro pode atuar tanto pelo lado direito do ataque rubro-negro, quanto pelo meio, atuando na faixa central do campo. Aberto na lateral, o jogador tem mais responsabilidade na parte defensiva, ficando com a marcação do lateral-esquerdo adversário. Já no ataque, Ribeiro é muito bom puxando contra-ataques e armando jogadas puxando para o meio de campo, por se tratar de um jogador canhoto, muito habilidoso e rápido. É um meia/armador completo!

Everton Ribeiro, Meia central

Atuando no meio, como se fosse um camisa 10, o jogador precisa se movimentar muito mais, já que precisa recuar um pouco para buscar a bola e se deslocar para os lados, fazendo triangulações com o pontas e laterais. Nessa posição, Everton tem mais liberdade e dá a impressão de que consegue atuar com mais facilidade, como se ali, de fato, fosse sua posição de origem. Vale lembrar que ele começou a carreira como lateral-esquerdo. Isso mesmo, o lateral-esquerdo franzino que começou no Corinthians agora é um dos melhores jogadores do Brasil.

Everton Ribeiro
Alexandre Vidal / Flamengo

Conclusão Everton Ribeiro é fora de série.

Everton Ribeiro é um jogador sensacional. Todo clube gostaria de ter um Everton Ribeiro em seu elenco. Todo torcedor de algum clube, até mesmo rival, gostaria de ver um Everton Ribeiro jogando em seu time, marcando gols e armando jogadas.

Posso afirmar, sem medo de errar, que o camisa 7 é completo e está entre os 5 melhores jogadores que atuam no país, neste momento em que escrevo. Apesar da idade (30 anos), o meia ainda sonha com mais uma chance na seleção brasileira. Não é difícil. Basta continuar tendo atuações parecidas como em 2018 e nesses meses iniciais de 2019.

Everton Ribeiro vem mostrando o seu valor a cada dia e os árabes devem estar arrependidos por terem liberado tão “barato”. Afinal, um jogador desse nível não tem preço!

Everton Ribeiro
Gilvan de Souza / Flamengo

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here