EQUILÍBRIO

É senso comum que não é necessário fazer análises minuciosas para se constatar que o Flamengo está com deficiências em seu time, sem um equilíbrio tão esperado pelos rubro-negros. Mas, a análise que será feita neste texto, será baseada em escalações e jogos para comprovar o porquê dos erros.

Vamos começar pelo o que consideramos mais simples. Entendo que todos os torcedores preferem um time que tenha uma disputa por posições a um time que tenha jogadores com funções e posições absolutas.

Lembrando que se formos colocar isso em números, como fizeram anteriormente, em momentos em que o time possuía mais posse de bola, porém, não vencia as partidas, a análise vai ser muito mais imprecisa. Porém, se colocarmos em pauta a qualidade atual da equipe, em comparação com as de anteriormente, temos oportunidade de jogar um futebol com muito mais qualidade.

Com uma instabilidade muito alta, o Flamengo vive já seu primeiro momento de pressão no ano. Abel Braga se mostra bastante convicto de suas ideias, mas em campo pouco está sendo feito. O time continua oscilando e, ao que parece, o técnico se diz satisfeito, visto que o elenco vem obtendo resultados por enquanto “normais”.

EXISTE HOJE UMA ESCALAÇÃO IDEAL?

Eu diria que não, vejo o time do Flamengo com um potencial enorme, mas com um leque de jogadores que podem ser melhor aproveitados.

Um técnico com melhor visão de jogo não muda um jogador que está bem de posição, mas muda um que está mal de posição para que se aproveite melhor o seu potencial. Exemplo? O lateral esquerdo Miguel Trauco.

Trauco está longe de ser o melhor roubador de bolas, mas é um jogador que, dependendo do esquema tático e de determinado jogo, poderia ser utilizado exatamente na função do próprio Willian Arão, concordam?

PORQUE ESTAMOS LEVANDO TANTOS GOLS?

Será a necessidade de zagueiros mais experientes? Seria um treino mais especifico?

Sobre os zagueiros, há sim uma enorme necessidade de, pelo menos, um zagueiro experiente, visto que Rodolpho não consegue ter sequência por conta de constantes lesões. E estamos com dois bons jovens da base e uma contratação que deu certo, o Rodrigo Caio. Ainda assim, pelo longo e cansativo calendário de jogos, seria necessário ter mais um jogador nesta posição.

Leo Duarte é um bom zagueiro, mas é necessário que ele tenha uma espécie de “ameaça” para que se esforce mais e seja mais produtivo, um reserva imediato. Em certos jogos, posssui quedas expressivas de rendimento e já que estamos falando de um time que não tem equilíbrio defesa-ataque, não render na posição de zagueiro traz uma enorme responsabilidade ao time e ao técnico.

TREINAMENTO PARA ESTABILIDADE

O Flamengo tem treinos curtos e pouco volumosos, um time que não apresenta evolução não pode fazer treinos em que a maior parte do seu tempo é em conversa com técnico.
Se queríamos que o time fosse bom psicologicamente, e não na ponta da chuteira, não contrataríamos um técnico, mas um psicólogo, ou até mesmo um psiquiatra.

Como falei no último texto, para quem leu, temos um time forte que está sendo muito mal aproveitado. Hoje, a dúvida é, temos equilíbrio dentro de campo, ou o campeonato está desequilibrado e estamos deixando passar as falhas pelos resultados alheios?

O Flamengo venceu dois campeonatos muito fracos tecnicamente e iniciou o Brasileirão 2019 com uma grande vitória. De fato, isto seria bom até ver o time decair tecnicamente, ter que lutar por uma vaga nas oitavas de final da Libertadores, sendo o líder, e tendo tido a oportunidade de ter se classificado em casa.

Durante os jogos podemos perceber que a equipe tem pouco repertório de estratégias em campo, jogadas ensaiadas, ou triangulações para ter uma transição com mais velocidade, isto está relacionado muito mais a treinamento que qualidade.

TEIMOSIA

Atualmente, temos tido sérios problemas com as convicções de nosso técnico, já vimos Cuellar ser reserva de jogador muito abaixo tecnicamente. Hoje, estamos vendo Arão ser muito criticado por ser titular absoluto sem que outro seja testado em sua posição.

Nos anos anteriores, tivemos times bem tecnicamente piores, mas que também chegaram longe em muitas competições, por pequenas falhas de equilíbrio e qualidade o Flamengo não levou títulos e hoje vive um momento inicial parecido, do qual precisa organizar a equipe para não fracassar novamente.

EQUILIBRIO

O QUE REALMENTE DARÁ EQUILÍBRIO AO FLAMENGO?

O Flamengo precisa de um jogador que saiba dar cobertura semelhante ao Cuellar. Eu vejo duas opções dentro do elenco, uma mais inteligente, que seria o Ronaldo, ou até mesmo o Hugo Moura. E a outra seria o Piris da Motta, jogador mais enérgico e cascudo.

Por que mudar? Temos um time muito inteligente do meio para a frente que com essa formação mais encaixada teria uma liberdade absurda, ficaria com um ataque mais leve para sair jogando e uma defesa mais sólida.

Mas, nessa coluna de hoje eu quero ler a opinião de vocês: o que acham que daria equilíbrio ao Flamengo baseado no que foi lido aqui?

Deixe seu comentário que vamos analisar o que a torcida acha que está faltando para o Flamengo hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here