Coringa de Jesus: Entenda a importância de Gerson no time do Flamengo

Polivalente, o jovem consegue e faz muito bem diversas funções no meio-campo do rubro-negro carioca

0
1345
Gerson coringa
Foto: André Durão

Que Gerson foi uma das melhores contratações do Flamengo em 2019, isso nenhum rubro-negro em sã consciência pode negar. Adquirido junto a Roma, em julho, por cerca de R$ 49 milhões, o meia vem se tornando um pilar no esquema formado por Jorge Jesus e peça fundamental no time. Um verdadeiro “Coringa”.

Nesta matéria especial, iremos falar um pouco mais sobre o jogador, analisar sua evolução, seu entendimento tático adquirido na Itália, que é conhecido por ter um futebol muito bem organizado em campo, como vem atuando no Flamengo e sua importância no time.

Como jogava no Fluminense?

Relevado pelo rival, Gerson sempre se destacou por sua habilidade e agilidade com a bola nos pés. Atuando como um ponta, o jogador tinha como principais características: os chutes de longa distância, lançamentos e passes em profundidade. Seu futebol vistoso chamou a atenção de diversos clubes do velho continente, principalmente do Barcelona, que havia sinalizado com uma preferência de compra. Entretanto, a Roma ofereceu mais (R$ 85 milhões) e acabou levando o jogador para a capital italiana.

Gerson coringa no Fluminense

Evolução na Europa

Atuando na Itália, Gerson evoluiu bastante sua forma de jogar, principalmente taticamente. Enquanto no Fluminense atuava praticamente como um ponta, na Roma ele acabou sendo mais recuado e começou a fazer a função de segundo volante, chegando bastante no campo adversário com seus dribles e infiltrações.

Sem espaço na Roma, o meia acabou voltando por empréstimo para o Fluminense por um período de seis meses. Já em 2018, foi novamente emprestado para a Fiorentina, equipe do mesmo país. Lá, foi titular da equipe e chegou a atuar em todas as posições do meio-campo.

Gerson

Confira os números do jogador: 
Carreira (Fluminense/Roma/Fiorentina):
114 jogos
7 gols
9 assistências
Temporada 2018/19 (Fiorentina):
40 jogos
3 gols
4 assistências
Temporada 2017/18 (Roma):
31 jogos
2 gols
0 assistência

Coringa rubro-negro

Apesar de ter sido revelado pelo Fluminense, Gerson é rubro-negro assumido, e segundo ele, desde a infância. Sua contratação foi um pedido do treinador Jorge Jesus, que identificou uma carência da posição no elenco. Sua chegada gerou uma certa desconfiança de boa parte da torcida, já que não foi uma contratação barata e havia desconhecimento de seu futebol nos últimos anos, já que saiu bem novo do Brasil e não conseguiu se firmar na Roma.

Essa mesma boa parte que desconfiava, hoje aplaude e se encanta. É um jogador especial, que pode resolver uma partida com uma assistência, ou um chute despretensioso de fora da área, como foi na partida contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro deste ano.

Jesus possui muita confiança no jogador e dá total liberdade para o mesmo se movimentar pelo meio, abrindo espaço para os laterais. A verdade é que Gerson não tem posição fixa no time. Ele tanto pode ser utilizado como um ponta direita, como na “volância”.

Gerson coringa no Flamengo - Contra o Vasco
Alexandre Vidal / Flamengo

Vindo da direita para o meio, cortando para sua perna esquerda, Gerson pode ser fatal e muito letal no ataque. Sua visão de jogo merece ser destacada. A forma como pensa e age rapidamente também chama atenção. Seu chute de longa distância é muito perigoso e assusta qualquer goleiro.

Já atuando como um segundo volante, consegue se infiltrar bastante na área do adversário e surgir como um elemento surpresa. O diferencial desse time do Flamengo é que ninguém fica fixo em uma posição. Todo mundo se movimenta e consequentemente abre espaços para os companheiros, dificultando bastante a vida do marcador. Com isso, o ataque fica leve e tudo flui muito bem, gerando bastante chances reais de gol.

Com isso, Gerson caiu como uma luva nesse esquema formado por Jorge Jesus. Ótimo para o Flamengo, péssimo para os adversários.

Gerson no Flamengo
Alexandre Vidal / Marcelo Cortes / Flamengo

A tendência é que seu futebol evolua cada vez mais e sua importância no elenco aumente. Desconhecido por muitos até alguns meses atrás, hoje já é tratado por muitos torcedores como intocável nos onze iniciais.

Gerson é literalmente um coringa. Joga em todas. Vai bem em todas. Um jogador polivalente que merece ser visto com outros olhos. É um atleta diferenciado.

A seleção brasileira é logo ali. Será que poderemos ver Gerson demonstrando seu talento com a amarelinha na próxima Copa do Mundo?

É bom o Tite estar de olho, pois o menino .. Ops, o Coringa ta pedindo passagem!

Coringa do Flamengo?

SRN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here