Futebol Profissional

É hora de ser o maior do Brasil (dentro de campo)

Independente do que acontecer na final do Mundial de Clubes sobre o Liverpool no próximo sábado(21), não há como negar que esse ano é um dos maiores, se não for o maior ano da história do Flamengo. Mas em 2020, a torcida não vai aceitar acomodação. Como disse Marcos Braz: “O Flamengo é um monstro que se alimenta de títulos, e se não alimentar, o monstro fica com fome”.

Como disse recentemente o nosso poeta/craque Bruno Henrique: “Nós estamos em outro patamar”. Nosso amigo Rômulo Ferreira escreveu aqui sobre a possível hegemonia rubro-negra que está por vir. É hora do Flamengo brigar pelo topo dos principais títulos, do Brasil e do continente. É hora de mostrar e tornar o Flamengo o maior do Brasil também dentro de campo.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Farei aqui um pequeno “projeto” visando daqui a 10 anos no máximo. Mesmo que essa base venha a se desfazer em um ou dois anos, teremos recursos e condições de investir e trazer outros reforços de alto nível para nos mantermos na briga pelos maiores títulos. Passamos muito perrengue, por muito jogador ruim, pagamos grande parte das dívidas, agora é hora de colher o fruto nos próximos anos. Vamos agora mostrar onde e pelo que deveremos brigar na próxima década.

Obs: não colocarei Mundial de Clubes por que em 202o, será a última edição do campeonato sendo organizado anualmente. A partir de 2021, o torneio será realizado de quatro em quatro anos, com mais times europeus, o que deverá dificultar muito mais para um time brasileiro e/ou sul-americano conquistar esse título.

Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo

CAMPEONATO CARIOCA: Ok, já passou a muito tempo o auge do campeonato estadual, e ele está longe de ser prioridade para nós. Mas nunca é demais bater nos nossos rivais locais e tornar ainda maior a diferença de títulos para eles.

Títulos Campeonato Carioca:

Flamengo 35

Fluminense 31

Vasco da Gama 24

Botafogo 21

COPA DO BRASIL : O Mais Querido tem três títulos da segunda maior competição do país. Os maiores vencedores são Cruzeiro com seis, e Grêmio com cinco. Com a motivação da excelente premiação em dinheiro (mais de R$ 70 milhões de reais) e por ser uma competição que o Flamengo tem muita intimidade, não é nenhum absurdo pensar no Mengão encostando ou até passando o time azul celeste de Minas Gerais.

CAMPEONATO BRASILEIRO: Com mais títulos que o Fla, temos apenas Palmeiras, com dez (???), Santos com oito e Corinthians empatado com sete. Essa rivalidade com o Palmeiras promete polarizar as disputas pelos principais títulos nos próximos anos, mas se na década de 80, ganhamos quatro Brasileiros em sete anos, porque não acreditar que possa acontecer algo parecido de novo? Nos últimos quatro brasileiros, brigamos pelo título em três, agora que a porteira do título foi aberta e o cheirinho foi embora, iremos brigar pelo topo do brasil sem dúvida nenhuma.

Foto: Alexandre Vidal

TAÇA LIBERTADORES : Verdade seja dita, o Flamengo se tornou bi-campeão agora pouco, mas ainda precisa chegar em fases mais agudas com mais frequência, para se tornar um bicho papão da maior competição da América. Mesmo com essa fase de time com muitos recursos, a Liberta é uma competição traiçoeira, catimbada e que é muito difícil de ser conquistada, ainda mais títulos consecutivos e/ou num curto intervalo de anos. Desde o Boca Juniors em 2000-2001, nenhum time conseguiu ser bi-campeão consecutivo.

O Independiente é o maior vencedor com sete títulos, seguidos pelo Boca com seis e Peñarol com cinco. É uma missão ingrata mirar os dois gigantes argentinos, mas temos uma missão bem mais acessível: se tornar o clube brasileiro com mais títulos da Libertadores. São Paulo, Grêmio e Santos têm três cada um, apenas um título a mais do que nós. Quem sabe não empatamos ano que vem, no Maracanã, na nossa casa?

Enfim, agora veremos outra era de Flamengo. Agora vem aí a era de títulos, glórias, batalhas épicas. O sarrafo subiu, a exigência agora está lá no céu, e esse Flamengo tem condições de corresponder, e botar o clube no topo da cadeia alimentar do futebol brasileiro e sul-americano. O Flamengo que eles tanto temiam, chegou. Agora preparem-se. O Maior do Brasil, vem aí.

Abraços

Gabriel Fareli

Gabriel Fareli

Pai do Enzo. Rubro-Negro. Estudante de Jornalismo (3/8). Apaixonado por Samba/Pagode.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar