Decisão da CBF pode dar ao São Paulo a taça das bolinhas

O TJRJ colocou sobre a CBF a responsabilidade de decidir quem vai ficar com a Taça das Bolinhas, Flamengo ou São Paulo.

0
147

O campeonato eterno

Em 1987, o Flamengo venceu o Internacional por 1 a 0 com gol de Bebeto, no Maracanã. O rubro negro encerrou a partida campeão do Módulo Verde do campeonato brasileiro.

Já o Módulo Amarelo teve uma divisão de título entre Guarani e Sport, após empate em  11 a 11 na disputa de pênalti.

A CBF definiu então que o campeão brasileiro sairia de um quadrangular entre os finalistas. Sendo assim, apoiados pelo Clube dos 13, Fla e Inter recusaram participar.

Por sua vez, Sport e Guarani jogaram. A primeira partida em Campinas terminou  1 a 1, e no Recife, o Sport venceu por 1 a 0. Com o resultado o time pernambucano foi declarado o campeão brasileiro de 1987.

Ainda em 88, o clube pernambucano entrou na justiça, e mais tarde, em 94, os tribunais reconheceram o Sport como o legítimo campeão. 

A CBF publicou uma resolução reconhecendo o Flamengo campeão ao lado do Sport, em 2012. Em razão disso, o caso voltou à justiça novamente. O clube pernambucano havia pedido a invalidação da decisão da CBF. A justiça aceitou e foi a vez do Fla entrar com recurso.

 O caso “87” chegou ao Supremo Tribunal Federal quando, em 2014, O STJ, declarou o Sport como único campeão e o rubro negro carioca recorreu à decisão. No STF, o Flamengo foi derrotado em duas ocasiões, 2015 e 2018.

Nem o Flamengo, nem o Sport

Ontem, a juíza Cristina de Araújo Goes, da 5° Vara Cível do TJRJ determinou que a CBF decida o destino da Taça das Bolinhas. Sob proteção da Caixa Econômica Federal desde 2017, a taça pode parar nas mãos do São Paulo.

O tricolor paulista é o primeiro clube a vencer três vezes seguidas o campeonato brasileiro, Já o Flamengo, o primeiro à conquistar 5 Campeonatos.

Segundo a justiça, caso a CBF decida, pode ser o apaziguador da guerra entre Sport e Flamengo, porém todos sabemos que independente do resultado de quem vai ficar com a Taça das Bolinhas, o campeonato de 87 sempre será considerado como conquistado pelo Flamengo.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here