Futebol Profissional

De Ramon Platero a Jorge Jesus – Os técnicos do Flamengo

Em 122 anos de existência, o Clube de Regatas do Flamengo teve diversos técnicos a frente do time profissional de futebol, entre eles, muitos nomes conhecidos, ídolos, consagrados e campeões, outros nem tanto… são eles: Cláudio Coutinho, P.C. Carpegiani, Carlinhos ‘o violino’, Joel Santana, Vanderlei Luxemburgo, Jaime de Almeida, Modesto Bria, Zagallo, Carlos Alberto Torres, Sebastião Lazaroni, Telê Santana, Valdir Espinosa, Jair Pereira, Evaristo de Macedo, Edinho, Washington Rodrigues, Junior, Oswaldo de Oliveira, Abel Braga, Andrade, Jorginho, Cuca, Caio Jr, Rogério Lourenço, Muricy Ramalho, Reinaldo Rueda, Jorge Jesus e entre outros técnicos.

O primeiro técnico da história

O módulo de futebol no Flamengo só deu inicio em 1912, e entre este ano até 1920, o time foi comandado pela comissão técnica e capitão da equipe da época. Porém, em 1921, o clube teve o primeiro técnico da história do futebol do clube: Ramón Platero, Uruguaio, que teve muito sucesso no Brasil e que inclusive, também foi o primeiro técnico estrangeiro a assumir como técnico da Seleção Brasileira.

Ramon Platero
Ramon Platero, Uruguaio… o primeiro técnico da história do futebol do Flamengo.

 

O técnico que comandou mais vezes

O técnico que comandou mais vezes o time do Flamengo foi Flávio Rodrigues Costa, o Flávio Costa, Mineiro de Carangola. Antes, ele foi jogador de futebol do Flamengo e como técnico, foi o que mais comandou a equipe rubro-negra na história do clube, são mais de 700 partidas…com mais de 400 vitórias.

Como técnico, é um dos que conquistaram mais títulos oficiais dirigindo o Flamengo, ao todo foram sete, o mesmo número de títulos conquistados pelo técnico, Carlinhos ‘o violino’. Ele ainda foi o primeiro ex-jogador do Flamengo que virou técnico do Clube. A primeira passagem de Flávio pelo Flamengo, foi em 1934 e durou até o ano de 1938. Flávio teve ainda mais outras quatro passagens pelo clube, de 1938 a 1945, uma passagem curta no ano de 1946, outra passagem em 1951 e 1952 e a ultima passagem foi de 1962 a 1965. O fato mais marcante de sua passagem pelo clube foi a conquista do Tricampeonato carioca em 42/43/44.

Flávio Costa
Flávio Costa, o técnico que mais comandou o time do Flamengo.

Demais técnicos… suas importâncias e conquistas

Dos importantes, Claudio Coutinho foi o técnico que ficou marcado por ter montado a equipe que futuramente seria campeão da Libertadores e Mundial, em 1981…considerado por muitos, o maior e mais importante treinador da historia do clube, mas que infelizmente não foi o técnico da equipe campeã, pois antes das conquistas, o ex-treinador faleceu, vitima de afogamento.

Claudio Coutinho
Claudio Coutinho e Zico

 

Dos títulos mais importantes da história do Flamengo, Paulo César Carpegiani, foi o técnico que  comandou a geração Zico, sendo campeão da Libertadores e Mundial de 1981. Antes, como jogador do clube e sendo comandado por Claudio Coutinho, Carpegiani foi Bi-Campeão estadual pelo Flamengo em 1978 e 79 e Brasileiro em 1980.

Paulo Cesar Carpegiani
Carpegiani e Zico

 

Luís Carlos Nunes da Silva, o Carlinhos ‘violino’… ex-jogador e treinador do Flamengo, ficou conhecido como o ‘tampa buracos’. Como jogador, foi campeão do torneio Rio-São Paulo de 1961 e Bi-Carioca em 1963 e 65 e como treinador, foi Bi-campeão Brasileiro de 1987 e 1992, Tri-campeão Carioca 1991, 1999 e 2000 e Copa Mercosul de 1999. O Treinador foi eternizado com um busto no Clube de Regatas do Flamengo.

O ídolo, Andrade,  Multicampeão pelo clube como jogador e treinador… dos títulos importantes como jogador, é tetra campeão Brasileiro 1980, 1982, 1983 e 1987, Campeão da Libertadores e Mundial de 1981 e entre outros… como treinador, ficou marcado com a conquista de Brasileiro de 2009… comandando a equipe de Adriano Imperador e cia. Ele também está eternizado com um busto no Clube de Regatas do Flamengo.

Andrade
Andrade, ex jogador e técnico do Flamengo

 

Passaram outros técnicos importantes e outros que nem deveriam ter passado… e atualmente, está no comando da equipe, Jorge Jesus, Português, que em pouco tempo, chegou e ‘revolucionou’ o futebol do clube (para não falar o futebol nacional), implantando e impondo a sua maneira vitoriosa e conquistando inúmeros títulos, proporcionando goleadas e vitorias históricas nos adversários. Há quem diga que já seja o maior treinador da história do clube… veja abaixo as conquistas do treinador:

Jorge Jesus
Jorge Jesus e Gabigol

 

Copa Libertadores da América 2019

Campeonato Brasileiro 2019

Recopa Sul-Americana 2020

Supercopa do Brasil 2020

https://www.youtube.com/watch?v=dsVxThDWlm8

Taça Guanabara em 2020

 

Então galera, qual o técnico que ficou marcado na sua memória positivo ou negativamente? Comenta ai…

Saudações Rubro Negra

Xandy Love

…Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo…

Etiquetas

Xandy Love

Profissional Logístico / Estrategista / Pós Graduado / Músico / Flamengo / Voluntariado / Carioca / Torcedor Raiz de Arquibancada / Sócio do CRF / Ídolos Zico e Romário / Beija-Flor e de Deus!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar