Futebol Profissional

O esporte ao redor do planeta está de licença médica por causa do COVID-19

–
Napoli (Italy), 03/03/2020.- Operators of Naples Services sanitize the sports facility of Palabarbuto to counteract the danger of contagion from Coronavirus, Naples, Italy, 03 March 2020. Italy reported the country now has 1,694 confirmed coronavirus cases. Thirty-four people have died. (Italia, Nápoles) EFE/EPA/CIRO FUSCO

É  cada vez mais expansivo a quantidade de cancelamentos e adiamentos de eventos públicos ao redor do mundo em função desse “furacão” chamado COVID-19 ou simplesmente coronavírus.

Além da iminente ameaça de uma grande recessão econômica no planeta, a pandemia do coronavírus está se tornando cada vez mais titular absoluta em qualquer modalidade esportiva mundial.

Até a noite deste dia 14 de março, mais de 150 dos principais eventos e competições esportivas mundiais tiveram suas datas suspensas, canceladas ou adiadas.

Como alguns exemplos estão suspensos todos os campeonatos europeus de futebol dos países filiados a UEFA, dezenas de importantes competições dos esportes olímpicos, suspensão da Copa Libertadores da América, adiamento do início do torneio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 na América do Sul, do poderoso basquete da NBA, do calendário da Fórmula 1 e Moto GP, além de uma grande dor de cabeça aos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Adiar ou não adiar os Jogos, eis a questão.

Importante lembrar também que o vírus já contaminou atletas de diversas modalidades.

COVID-19: Crescendo no Brasil

O esporte brasileiro ainda que de uma forma mais cadenciada também sinaliza que praticará a mesma conduta dos outros países para conter o crescimento do COVID-19.

A Superliga de Volei já decretou suspensão das modalidades femininas e masculinas, as competições de atletismo já foram adiadas, assim como diversas modalidades da natação, artes marciais, entre outros.

O basquete da NBB até o momento continua com a competição, porém com portões fechados ao público, bem como tem ocorrido gradativamente com os campeonatos estaduais de futebol, modalidade na qual já está ensaiando também uma suspensão de todas as competições do calendário nacional, o que acarretará numa reformulação do mesmo.

Ainda não é possível se estabelecer nenhum prazo de recomeço a “vida normal” no planeta enquanto a situação permanecer com status de pandemia.

Tudo caminha para que 2020 seja um ano bastante conturbado em todos os seus calendários (esportivos, profissionais, etc) e com isso uma grande possibilidade de queda de desempenho em todos os seguimentos, inclusive no esporte com torneios mais curtos e consequentemente com menos tempo de recuperação.

Como amantes do esporte, fica a nossa torcida para que o mesmo encerre sua licença médica.

Enquanto não paralisamos o Carioca, o Flamengo venceu a Portuguesa no Maracanã com portões fechados.

 

 

Anderson Almeida da Silva

Uma pessoa simples, que acredita demais nos bons valores do ser humano, amante do bom e velho rock n' roll e principalmente, num eterno caso de amor com o nosso Flamengo. Amor esse que descem lágrimas ao escrever. SRN!

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Anderson Almeida da Silva

Uma pessoa simples, que acredita demais nos bons valores do ser humano, amante do bom e...

Anderson Almeida da Silva

Uma pessoa simples, que acredita demais nos bons valores do ser humano, amante do bom e...

Anderson Almeida da Silva

Uma pessoa simples, que acredita demais nos bons valores do ser humano, amante do bom e...