Cara a cara: Grêmio x Flamengo

Cara a cara: Grêmio x Flamengo

Amanhã, teremos o jogo de ida entre Grêmio e Flamengo, pela semifinal da Copa Libertadores. O primeiro confronto, será na Arena do Grêmio. O jogo de volta, será no Maracanã, dia 23/10. A partida é considerada a mais importante dos últimos 35 anos do Flamengo, quando chegamos pela última vez na semifinal da maior competição do continente. Portanto, nesta semana especial, decidimos trazer uma comparação entre os times titulares das duas  equipes, com o propósito de saber qual a melhor equipe no papel.

 

Cara a cara – Goleiros:

 

Diego Alvez e Paulo Victor - cara a cara
Cara a cara: Diego Alves e Paulo Victor.

No primeiro “cara a cara” da partida, temos dois bons goleiros que vivem bons momentos e tiveram carreiras bem diferentes.

Diego Alves: O goleiro rubro negro está no Flamengo desde 2017, quando veio do Valencia, da Espanha, equipe onde teve maior sucesso na carreira, considerado o maior defensor de pênaltis, inclusive sendo o pesadelo de ninguém mais, nem menos do que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Desde então, passou por altos e baixos no Flamengo, já esteve próximo a sair, mas conseguiu dar a volta por cima e foi um dos destaques nas oitavas de final da atual Libertadores, quando pegou um pênalti na disputa contra o Emelec, do Equador.

Paulo Victor: O goleiro gremista é um velho conhecido da torcida do Flamengo. Já experiente, com 32 anos, veio da base do Mengão e compôs o elenco rubro-negro por quase 10 anos, até que saiu em 2017. Em 2018, chegou ao Grêmio, onde só agora consegue ser titular absoluto, após a venda de Marcelo Grohe, para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Paulo vive um bom momento, mas seu auge momento na equipe Gaúcha foi na final do Gauchão 2019, quando consagrou-se como herói do título gaúcho ao defender 3 pênaltis do maior rival, o Internacional.

Mas, afinal, quem é melhor?

Ao meu ver, o Flamengo sai na frente nessa. Diego Alves vive um momento melhor e teve uma carreira muito mais estrelada do que o rival. Disputa acirrada, mas, 1×0 pro Flamengo no cara a cara.

 

 Cara a Cara – Laterais Direitos:

 

Rafinha e Galhardo - cara a cara
Cara a cara: Rafinha e Galhardo

Iniciando as comparações na parte defensiva, temos os dois laterais direitos e uma disputa um tanto quanto lógica.

Rafinha: O lateral de 34 anos acaba de chegar ao Flamengo e, em menos de 3 meses, já conquistou a torcida do Flamengo com sua disposição e qualidade em campo. Não há muito o que falar sobre o craque, multicampeão na Europa, onde é ídolo no Bayern de Munique e jogou diversas vezes pela Seleção.

Rafael Galhardo: (Ainda não foi confirmado como titular, mas é provável que ele inicie). Jogador de 27 anos, nunca foi absoluto nem na própria torcida do Grêmio e hoje é titular porque o dono da posição, Leonardo Gomes, se machucou. Galhardo é outro jogador que passou pela base do Flamengo. Sem muito sucesso, rodou por times grandes e pequenos no Brasil e na Europa até chegar ao Grêmio.

Mas, afinal, quem é melhor?

Nesta posição, não há muita disputa, pela carreira, momento e história, Rafinha, do Flamengo, leva em todos os quesitos e abre 2×0 pro Mengão na disputa de elenco.

Cara a cara – Zagueiros direitos: 

 

Rodrigo Caio e David Braz - cara a cara
Cara a cara: Rodrigo Caio e David Braz

Na zaga, pela direita, temos outro bom duelo.

Rodrigo Caio: O zagueiro de 26 anos chegou há menos de um ano no Flamengo e já conseguiu até convocação para a Seleção Brasileira. O auge da carreira do jogador foi a medalha olímpica. Hoje, Rodrigo Caio vive um momento especial e já deu a volta por cima após alguns anos sendo muito criticado no São Paulo.

David Braz: Pelo lado gremista, temos outro zagueiro que voltou ao Brasil há pouco tempo e até agora surpreende a torcida do Grêmio. David Braz vem se mostrando muito seguro e regular, coisa que não mostrou em muitas fases da carreira. Braz não é cria do Flamengo, mas também já vestiu o Manto. (Ainda não está confirmado se irá jogar, Pedro Geromel, o titular, que vem se recuperando de lesão, pode entrar no lugar)

Mas, afinal, quem é melhor?

Acho que essa não temos nem dúvida. Embora Rodrigo Caio tenha 6 anos a menos, construiu uma carreira mais vitoriosa e está apresentando um futebol melhor. Portanto, Flamengo 3×0 Grêmio

Cara a cara -Zagueiros esquerdos:

 

Cara a cara: Pablo Marí e Kannemann

Agora, na zaga pela esquerda, temos outro excelente duelo entre zagueiros, dessa vez, gringos.

Pablo Marí: Pelo Flamengo, temos outro jogador recém chegado que até agora apresentou excelentes resultados. O espanhol Pablo Marí, veio do La Coruña, da segunda divisão espanhola, direto para o Flamengo, a pedido do técnico Jorge Jesus. Entretanto, contrariando as expectativas, até agora o zagueiro se mostrou muito seguro, falhando poucas vezes e sendo muito importante, principalmente nas bolas aéreas.

Kannemann: O outro gringo, é Walter Kannemann, argentino que já está há 3 anos no Grêmio e conquistou títulos e o respeito da torcida gremista. O zagueiro recentemente foi convocado para a Seleção Argentina algumas vezes e acumula sondagens vindas da Europa. Para a torcida do Grêmio, Kannemann representa raça e liderança em campo pelo tricolor gaúcho.

Mas, afinal, quem é melhor?

Levando em conta a carreira, olhando num todo, o Grêmio diminui o placar nesse cara a cara. Kannemmann teve mais sucesso e mais tempo para se mostrar um bom zagueiro. Marí tem tudo pra trilhar esse caminho, mas, até agora, se passou muito pouco tempo. Grêmio 1×3 Flamengo.

 Laterais esquerdos: 

 

Cara a cara: Filipe Luis e Cortez

Agora, na lateral esquerda temos o confronto talvez mais óbvio dessa disputa entre os elencos.

Filipe Luís: O lateral esquerdo do Mengão é mais um dos que acabaram de chegar e já conquistaram a torcida. Após 15 anos na Europa, e diversos títulos pelo Atlético de Madrid e pela Seleção, o lateral voltou ao Brasil e até agora se mostrou um excelente jogador, principalmente na defesa, como as roubadas de bola.

Cortez: Quando foi para o Grêmio, Cortez estava desacreditado, mas, com o tempo, se provou um jogador de confiança do técnico Renato Gaúcho, sendo, inclusive, campeão da Libertadores pelo time gremista. Além disso, Cortez durante toda a carreira rodou entre clubes grandes e médios, mas encontrou seu auge no Grêmio.

Mas, afinal, quem é melhor?

Nesse confronto não dá pra ter muitas dúvidas, no momento e na carreira, Filipe Luis sempre se mostrou um jogador muito melhor que o Cortez. Flamengo 4×1 Grêmio no cara a cara

 Cara a cara – Primeiros volantes:

 

Arão e Matheus Henrique - cara a cara
Cara a cara: Arão e Matheus Henrique

Agora vamos para o duelo entre os primeiros volantes de cada time.

Willian Arão: O meia de 27 anos está há 4 anos no Flamengo e viveu durante toda a passagem no rubro-negro, momentos de altos e baixos com a Nação. Até o meio do ano, Arão era um jogador que a torcida não queria ver nem pintado de ouro. Entretanto, após a chegada de Jorge Jesus, Arão mudou seu estilo de jogo e melhorou suas apresentações dando a volta por cima com a torcida do Flamengo.

Matheus Henrique: Pelo lado Gremista, temos um jovem muito promissor. Matheus Henrique, de 21 anos, que acaba de ser convocado por Tite para amistosos da Seleção, além de somar convocações nas categorias de base. Com tudo isso, o jovem já recebeu propostas da Europa e é considerado uma das maiores revelações da equipe gremista nos últimos anos.

Mas, afinal, quem é melhor?

Essa disputa é realmente muito acirrada. Entretanto, pra mim, pelo potencial apresentado e pelo futebol que vem mostrando, Matheus Henrique sai na frente na disputa do meio campo e diminui pro Grêmio. Flamengo 4×2 Grêmio.

Cara a cara – Segundos volantes:

 

Gerson e Michel
Cara a Cara: Gerson e Michel

Continuando os duelos no meio campo, temos outro confronto que não há muita comparação.

Gerson: Pelo lado rubro-negro, temos o ‘coringa’ do Mengão, Gerson, que, em menos de 3 meses de clube, já conquistou a torcida e se tornou um dos jogadores mais importantes do time titular. O meia se destaca principalmente pela sua força física para confrontos corpo a corpo no meio campo.

Michel: Pelo lado Gremista, temos um jogador que nunca foi absoluto no Grêmio e conquistou a titularidade nos últimos jogos. Entretanto, Michel cresceu de produção nas últimas partidas e apresentou uma proteção à zaga do Grêmio que até o titular, Maicon, não estava tendo regularidade.

Mas, afinal, quem é melhor?

Embora, a mim, sejam dois bons jogadores, hoje não existe comparação, tanto pela fase, quanto pela qualidade técnica, Gerson ganha do Michel.  Flamengo 5×2 Grêmio no cara a cara.

Cara a cara – Meias armadores: 

 

Cara a cara: Arrascaeta e Luan

Agora, nos meias armadores, temos um dos duelos mais acirrados entre os elencos, os meias armadores.

Arrascaeta: O uruguaio De Arrascaeta, no momento, é um dos melhores jogadores do Brasil e vive uma fase espetacular. A carreira do camisa 14 foi coroada por alguns títulos grandes no Cruzeiro e convocações para a Seleção do Uruguai.

Luan: Pelo lado gremista, temos o “Rei da América” de 2017. Luan foi campeão da Libertadores pelo Grêmio, naquele ano, se tornando ídolo após fazer um ano perfeito. Entretanto, muitas lesões ocorreram e o jogador quase não jogou em 2018 e está reencontrando seu futebol na segunda metade de 2019.

Mas, afinal, quem é melhor?

Esse duelo é muito difícil, já que são 2 jogadores com muita qualidade técnica e muita história, além dos 2 serem jovens. Entretanto, meu voto vai para o uruguaio De Arrascaeta pela fase que vive. Flamengo 6×2 Grêmio.

 Meias pela direita:

 

Cara a Cara: Everton Ribeiro e Alisson

E na comparação entre o último meia de cada time, temos outro confronto um tanto quanto óbvio.

Everton Ribeiro: O jogador de 30 anos do Flamengo soma no currículo diversos títulos, como um bicampeonato brasileiro e prêmios, sendo considerado, inclusive, um dos melhores jogadores do Brasil na década.

Alisson: Pelo lado do Grêmio, temos um jogador com características diferentes. Ao contrário do Everton Ribeiro, Alisson é um jogador de mais velocidade nas pontas, não mais um meia armador. Entretanto, o jogador nunca foi unanimidade nem no Grêmio, e embora a fase seja boa, é um jogador limitado.

Mas, afinal, quem é melhor?

Embora sejam dois jogadores importantes para o esquema de cada time, Everton Ribeiro tem uma superioridade técnica. Outra posição que não há comparação. Flamengo 7×2 Grêmio no cara a cara.

Pontas esquerdas:

 

Cara a Cara: Bruno Henrique e Everton “cebolinha”

Agora, no primeiro duelo entre atacantes, temos o principal duelo entre os elencos. O confronto entre dois jogadores que foram convocados recentemente para a Seleção Brasileira e vivem um momento incrível.

Bruno Henrique: Pelo lado do Flamengo, temos o motorzinho da equipe, o velocista Bruno Henrique, um jogador super decisivo, sendo uma das peças-chave na classificação para a semifinal da Libertadores.

Everton: No time Gremista, temos uma das maiores promessas do futebol Brasileiro. Cebolinha, como é conhecido, com 23 anos, já foi campeão da Libertadores e da Copa América e acumula propostas do exterior. O jogador já é considerado um dos melhores jogadores do Brasil em todo o mundo.

Mas, afinal, quem é melhor?

Essa disputa é realmente muito acirrada, há pouco tempo podíamos dizer que eram os dois melhores jogadores do país, mas pelos títulos conquistados e pelo momento, acredito que o Everton esteja um passo à frente. Flamengo 7×3 Grêmio.

 Centroavantes: 

 

Cara a cara: Gabigol e Tardelli

No último duelo entre os jogadores, temos um confronto entre dois excelentes centroavantes, com carreiras e momentos diferentes.

Gabigol: Pelo lado do Flamengo, temos o artilheiro do Brasil no ano, o artilheiro do Brasileirão e recém-convocado para a Seleção Brasileira. Gabriel Barbosa, que vive um momento de mais gols do que partidas após a Copa América, se provou muito decisivo no Flamengo.

Tardelli: Do lado gremista, temos outro excelente centroavante, com uma carreira excepcional, multicampeão, mas que não vive seu melhor ano. Tardelli começou o ano muito criticado e no banco. Entretanto, nos últimos jogos, conseguiu recuperar a posição de titular e melhorou o futebol apresentado começando a fazer gols pelo Grêmio.

Mas, afinal, quem é melhor?

Embora Tardelli tenha uma carreira mais longeva e vitoriosa que Gabigol, temos que levar a fase em consideração. Portanto, o goleador rubro-negro vive seu melhor momento na carreira e dificilmente não balança as redes adversárias pelo Flamengo. Portanto, Flamengo 8×3 Grêmio.

Técnicos: 

Cara a Cara: Jorge Jesus e Renato Gaúcho.

No último duelo, temos o confronto mais polemico entre os 2 times.

Jorge Jesus: O técnico rubro-negro, apresenta números incríveis nesses poucos meses no Flamengo. Em pouco tempo, conseguiu erguer o time do Flamengo para a primeira posição e classificar o Flamengo para as semifinais da Libertadores. Embora seja um técnico antes desconhecido no Brasil, Jorge Jesus foi um excelente técnico em seu país natal, Portugal, sendo eleito o técnico do ano em 3 temporadas diferentes.

Renato Gaúcho: Pelo lado gremista, temos o polêmico e falante Renato Gaúcho. Desde sua época como jogador, Renato sempre foi uma pessoa que sempre teve uma personalidade forte e que nunca levou desaforo para casa, sempre fala o que lhe convém e também ouviu o que não quis. Desde a chegada de Jorge Jesus no Flamengo, o técnico gremista sempre tratou de alfinetar o português em suas entrevistas. Entretanto, Renato é um técnico multicampeão, principalmente nessa passagem pelo Grêmio, quando ocorreu o auge da sua carreira.

Mas, afinal, quem é melhor?

Essa escolha é muito difícil. Afinal, conhecemos pouco Jorge Jesus e Renato Gaúcho é um velho conhecido dos fãs de futebol brasileiro. Sobre o Jorge, nos poucos meses que ficou aqui, se mostrou um técnico diferenciado e pronto para fazer história no Brasil.

Já sobre Renato, o técnico acumulava fracassos antes do Grêmio e agora, após 3 anos de sucesso no Grêmio, seu ego o faz enxergar até demais sobre ele. Portanto, meu voto vai para o português Jorge Jesus. Em apenas 3 meses ele mostrou ser um excelente técnico e demonstrou potencial para fazer história no Brasil.

 

 

Resultado final: Flamengo 9×3 Grêmio.

No confronto entre os elencos, deu Flamengo. Lógico que isso não significa nada sobre a partida. Apenas chegamos a uma conclusão de que o elenco do Flamengo vive uma fase melhor e é mais qualificado. Entretanto, sem sombra de dúvidas, será um jogão e se você quiser se manter informado sobre essa decisão, continue acompanhando o Redação Rubro-Negra aqui pelo site, pelo Twitter @Red_RubroNegra  e no Instagram @redacaorubronegrah

 

Obrigado por ler! Se puder ler minha última coluna estaria me ajudando e ajudando demais o site! Me siga (@Lucas_SilvaCRF) e siga o Redação (@Red_RubroNegra) no Twitter. Contudo, se discordou ou concordou com algo que eu disse, ou lembrou de algo que eu deixei de fora, escreva nos comentários! Críticas, contanto que educadas e construtivas, sempre são bem-vindas! SRN.

 

Lucas Silva

Lucas Silva

Completamente louco pelo Flamengo 🔴⚫

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *