É inegável o sucesso que o canal Flamiguinhos vem tendo com as crianças e até adultos, que muitas vezes compartilham o conteúdo nas redes sociais. Após 16 dias do lançamento, que se deu no dia 6 de março, o canal já contava com cerca de 77 mil inscritos e 1 milhão de visualizações. Hoje, já são 2 milhões de visualizações e 89,8 mil inscritos. Sucesso garantido para os torcedores mirins do Flamengo.

O conteúdo, que é voltado para o público infantil, com músicas e animações exclusivas, tem a parceria da Grajaú Filmes junto ao Flamengo. E o Redação Rubro-Negra, conversou com um dos sócios da produtora, Thiago Rebelo, que explicou detalhes de como tudo começou, a importância e os planos futuros para o projeto.

Como e quando surgiu a ideia do projeto?

– A ideia surgiu no início de 2019. O Wladmir Correa, que é um educador (professor de Geografia), tinha acabado de se tornar avô e teve a brilhante ideia de unir em um único produto, a paixão pelo Flamengo, músicas educativas e que demonstrassem o sentimento de ser Rubro-Negro, através de uma animação infantil. Então ele apresentou a ideia para o irmão dele, Wagner Correa, que é um dos sócios da produtora. Ele tem duas filhas pequenas, e acabou se encantando com o projeto. Logo depois, o projeto foi apresentado para os demais sócios e nós então começamos colocar em prática todo o planejamento.

Vocês imaginavam todo esse sucesso de forma tão rápida?

– Primeiramente é importante destacar que somos apaixonados pelo projeto. Sem a paixão, ele não teria o sucesso que tem hoje. Com relação à repercussão, nós sabíamos que tínhamos nas mãos um baita produto, Inovador, sensível, educativo e de extrema qualidade. Porém, justamente por ser um modelo inédito, havia uma incerteza em relação à aceitação do público, mas realmente nos surpreendeu.

– Quando lançamos o canal em Março com 5 clipes e vimos a reação imediata do público, isso nos encheu de orgulho e nos emocionou demais. Sabemos que a Nação é exigente e merece algo grande, então trabalhamos muito para entregar o melhor produto para eles. Um produto que traduzisse a alegria de ser rubro-negro e que as crianças (e adultos) pudessem cantar essa alegria com muito orgulho desde cedo.

Confira um dos vídeos do canal Flamiguinhos 

Qual impacto do coronavírus para o canal do Flamiguinhos?

– Enfrentamos um momento de muita dificuldade no mundo com o Covid-19, e todos os segmentos de negócios tem sido extremamente afetados, apesar disso, o Flamiguinhos tem conseguido se destacar em número de visualizações na internet, mesmo em um momento em que o mercado esportivo sofre pela falta de eventos e com isso a busca por esse tipo de conteúdo tem sido muito impactada. Mas ainda temos uma meta: Alcançar 100 mil seguidores no canal.

Leia Também: Flamengo eSports garante vaga na final do CbLoL 2020

Qual a importância do canal para as crianças?

A expectativa é fazer com que os pais percebam que não é só um canal do Flamengo, que fale somente das conquistas e da linda história do clube. Mas que também se trata de um conteúdo educativo, com um viés pedagógico. Nossos personagens abordam a diversidade da nossa torcida, temos a preocupação com a inclusão social, racial, diferenças de classes e de respeito ao próximo.

– Os vídeos têm sido produzidos com muito carinho e a gente tem levado em consideração a possibilidade de desenvolver capacidade cognitiva, de estimular crianças a buscar o aprendizado, ir para a escola, conseguir boas notas, então não é só um projeto de desenvolvimento de estímulo de crescimento ao amor pelo Flamengo. Mas o amor pelo estudo, pela vida, o desenvolvimento de uma autonomia que vai fazer com que esses flamenguistas sejam vitoriosos não só no esporte, mas também na vida.

Como tem sido a relação e participação de cantores e jogadores do Flamengo?

– Primeiro mapeamos personalidades que tenham “Rubro-Negrismo”, que entendam a alma rubro-negra. O André Diniz, um dos nossos compositores do Flamiguinhos, conhece muitos artistas também. Mas é importante ressaltar que, temos muitas personalidades que se encantam com o projeto sem qualquer tipo de abordagem da Grajaú Filmes, de maneira espontânea, e isso para nós é um grande orgulho.

No vídeo abaixo o cantor Dudu Nobre canta o Hino do Flamengo 

– No caso dos jogadores, o Flamengo, tem sido um grande parceiro da Grajaú Filmes, nos ajudando no contato com os atletas. O gratificante é que todos eles até agora se encantaram com a homenagem e toparam participar. A ideia é explorar um mix, clipes com personalidades/jogadores e outros com a Turma do Flamiguinhos somente.

E quais são os planos futuros para o Flamiguinhos?

– O projeto tem crescido muito. Dentro do campo da animação, além do Youtube, entramos recentemente no Youtube Kids. Esperamos em breve, disponibilizar nossas músicas no Spotify, e futuramente em outras plataformas digitais. Fora do campo das animações, temos recebido uma grande demanda do nosso público por produtos do Flamiguinhos. Durante essa quarentena realizamos dezenas de reuniões com fornecedores e posso dizer que todas foram muito positivas e muito em breve o público poderá encontrar nossos produtos nas lojas.

Os Personagens

*TUCO: Apelido do Arthur, em homenagem ao nosso ídolo Zico (Arthur Antunes Coimbra), esse garoto esperto representa o jogo de cintura do Flamengo, a capacidade de sempre se virar e conseguir os resultados mais improváveis.

*LULU: Assim é conhecida a Luísa, nome que homenageia nossa ex-ginasta Luisa Parente. Essa simpática garotinha personifica o amor e paixão pelo Flamengo, abraçando todos com acolhimento e carinho.

*BETO: Nosso Alberto, batizado por causa do remador e fundador do futebol do Fla, Alberto Borgerth, é um garoto muito brincalhão, que representa a descontração e as brincadeiras características da nossa torcida.

*KEKA: Apelido da Érika, nome em homenagem à nossa estrela do atletismo, Érica Lopes, a Gazela Negra. Cheia de carisma e guerreira da turma, nossa craque no futebol com os amiguinhos representa toda a raça rubro-negra na hora de qualquer disputa.

Alguns personagens da turma do Flamiguinhos Foto: Divulgação/Flamiguinhos
Alguns personagens da turma do Flamiguinhos que vem fazendo sucesso com as crianças Foto: Divulgação/Flamiguinhos

*CARLINHOS: Pai do Tuco e da Lulu, recebeu o mesmo nome do técnico, jogador e ídolo que fez história no Fla, Carlinhos, nosso Violino. O “maestro” das brincadeiras da criançada garante sempre a harmonia da turminha.

*VITÓRIA: Mãe do Tuco e da Lulu, sempre se identificou com o “vencer, vencer, vencer” do nosso hino. Guardiã da garotada, está presente em todos os momentos da turma, incentivando a todos com seu cuidado e afeto.

*CANELA: O adorável cãozinho recebeu esse nome depois que a turminha conheceu a história de Kanela (Togo Renan Soares), técnico de basquete, futebol e polo aquático do Fla. Canela adora brincar com a criançada, seja na terra ou no mar.

*FERUSA: Outra história contada para a garotada inspirou o nome dessa corajosa gatinha: Pherusa foi a primeira embarcação do remo do Fla. Resiliente, essa companheira aproveita bem suas sete vidas para se reinventar na diversão.