Futebol Profissional

Aniversariante do dia – Jorginho, o cão de guarda (1997 a 2003)!

0
Hoje é o aniversário de Jorge Marcelo de Araújo, o Jorginho, ex camisa 5 do Flamengo, nascido em 10 de Fevereiro de 1975 no Rio de Janeiro, volante que ficou conhecido como Cão de Guarda do meio-campo Rubro Negro entre 1997 e 2003.
Jorginho

Jorginho comemorando o seu 1º gol com a camisa do Flamengo contra o Corinthians, no Maracanã.

Totalmente avesso ás câmeras, e figura inexpressiva no ataque, onde acabam se tornando mais conhecidos os jogadores, Jorginho era bom mesmo quando o papel era o de defender a meta rubro-negra e evitar que o time sofresse gols.

Com uma incrível capacidade de anular os mais habilidosos atacantes adversários, Jorginho manteve-se no time titular do Flamengo desde a sua chegada em 1997 até a sua saída no ano de 2003, neste meio tempo, foi peça chave para a conquista de nada mais, nada menos do que sete títulos expressivos, que incluem o tricampeonato de 1999, 2000 e 2001.

Considerado um jogador de confiança, Jorginho acabou resistindo á diversas mudanças de treinadores. Só no seu período como jogador do Flamengo, foi quase uma dezena de técnicos, e a titularidade de Jorginho mantida, de forma que, os críticos passaram a escalar o Flamengo como o time do Jorginho mais dez.

Em 2003, ao fim do contrato, e depois de 240 partidas vestindo a camisa do Flamengo, com quatro gols marcados, Jorginho decidiu por conta própria sair do Mais Querido do Brasil. O jogador alegou que preferiu não renovar, pois preferia respirar novos ares e se desligar temporariamente do clube que o projetou, o que, a longo prazo, não daria muito certo.

 

Depois do Flamengo, o volante seguiu para o Brasiliense, clube no qual foi campeão da Série B em 2004. De lá, foi para Portugal, a fim de ganhar experiência no futebol europeu e defendeu o Penafiel.

Voltou para o Brasil em 2007, e já desacreditado, jogou pelo Nova Iguaçu, em 2008 pelo Campo Grande, e em 2009 assinou contrato com o Moto Clube do Estado: Maranhão, onde ficou apenas um mês.

Ainda no ano de 2009, assinou contrato com a Juventus Paulista, a fim de jogar o Paulista A2 e a Copa Paulista daquele ano.

Partidas marcantes…

Jorginho esteve em campo em algumas partidas que ficaram marcadas na história e na memoria de todo o torcedor Rubro Negro, inclusive, de todos os Brasileiros… alguém lembra do gol do Romário contra o Corinthians, onde o mesmo deu um elástico no Amaral? Então… lá estava Jorginho!

E do gol de falta do Rodrigo Mendes contra o Vasco, na final do campeonato Carioca de 1999? Então… Lá estava Jorginho!

Jorginho

Jorginho, comemorando junto com Rodrigo Mendes, em 1999

Ahhhh… o gol do Pet, também de falta contra o mesmo rival, no Tri-Campeonato Carioca, ninguém esquece… é ou não é verdade?! Então… lá estava Jorginho com a camisa 15!

Jorginho

Flamengo Tri-Campeão Estadual 2001 (Jorginho, em pé, ao lado do Goleiro Julio César e do Zagueiro Fernando).

Títulos pelo Flamengo

  • Copa dos Clubes Brasileiros Campeões Mundiais: 1997
Jorginho

Copa dos Campeões de 1997

Jorginho

    • Mercosul de 1999
  • Taça Guanabara: 1999 e 2001
  • Taça Rio: 2000
  • Campeonato Carioca: 1999, 2000 e 2001
Jorginho

Estadual de 2000

  • Copa dos Campeões: 2001
Jorginho

Copa dos Campeões 2001

Masters do Flamengo

Após pendurar as chuteiras (profissionalmente), Jorginho se juntou ao time de Masters do Flamengo e lá está até o presente momento com Nunes, Adilio, Mozer, Andrade, Adriano, Nélio, Lê, Marquinhos, Uri Gueller, Anderson, Jean, Beto, Piá e entre outros…

Jorginho

Jorginho e Mozer, formando a dupla de zaga no amistoso comemorativo ao aniversário do Flamengo, na Gávea.

Masters Flamengo

Masters do Flamengo

Jorginho foi um atleta que pouco aparecia para o torcedor, porém, se doava e se dedicava a equipe com muita fibra, garra, vontade… e incorporava aquilo que todo torcedor Rubro Negro pede nas arquibancadas… Raça, e isto ele tinha de sobra!

Desejamos ao Cão de Guarda Rubro Negro, Feliz Aniversário e que continue tendo muito sucesso na sua longa caminhada. Agradecemos também pelos serviços prestados ao nosso Flamengo, pelos títulos conquistados, por todos os carrinhos, desarmes, trombadas, de não ter fugido de nenhuma dividida… e por estar na história e na galeria de ídolos do Mais Querido do Brasil!

Parabéns Jorginho…

Jorginho

Saudações Rubro Negra

Xandy Love

…Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo…

Ingressos á venda para Fluminense x Flamengo pela semifinal da Taça Guanabara

Previous article

NBB: Léo Demétrio brilha, em mais uma vitória do FlaBasquete!

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou do site ? Espalhe essa onda Rubro Negra

Instagram