Futebol Profissional

A queda de técnicos causada pelo Flamengo

0

O Flamengo está sem limites. Isso porque mesmo com o título do Campeonato Brasileiro em mãos, o time sempre busca a vitória, mantendo assim, a agressividade nos jogos. Portanto, esses fatores se tornaram inerentes ao futebol jogado pelo Mais Querido, que levou o rubro-negro a ocasionar a queda de renomados treinadores brasileiros.

Sendo assim, por meio desses encantos e pela grande temporada que o Mengão tem assustado inúmeros adversários, e com isso, feito vítimas quando o assunto é comando de uma equipe. Estamos a duas rodadas para o fim da competição nacional, e mesmo assim, o Flamengo conseguiu de forma espetacular causar a demissão de mais um técnico neste ano.

É óbvio que muito se deve ao fato de que o Mais Querido tem realizado façanhas nas quais diversos adversários não conseguem ou conseguiram alcançar.

Aliás, outro ponto está relacionado ao ato de desespero por parte de muitas diretorias. Isso porque dirigentes nacionais tentam a todo custo encontrar um treinador ao nível de Jorge Jesus, ou até mesmo um que combata as armadilhas e o aperfeiçoado futebol rubro-negro.

Logo, por mais que o milagre de Jesus não aconteça em outros times nacionais, é extremamente difícil encontrar de forma rápida alguém que aplique as inéditas táticas aos times. Esta consequência, se relaciona com a formação dos comandantes nacionais por técnicas arcaicas e decadentes. Características empregadas em elencos os quais prendem a bola em campo a fim de segurar um resultado, sem fome de vitória.

Legado do Mister

O que nos leva a outro fator de uma notável verdade, Jorge Jesus ficando ou não, deixará seu legado ao futebol brasileiro. O português foi capaz de mudar um time na técnica e no comportamento em apenas cinco meses. Além disso, o Mister não poupa ousadia, ataque em campo e busca incessante pelo triunfo, e consequentemente, pela hegemonia rubro-negra.

Dessa forma, sem mais delongas, apresento as quedas ocasionadas pelo Mais Querido:

Vasco e o primeiro declínio 

Das 5 quedas, a primeira ocorreu ainda sob comando de Abel Braga. Na época, Alberto Valentim era técnico do Vasco e após a segunda derrota no jogo de volta do Campeonato Carioca, por 2 a 0, o comandante foi demitido da equipe cruzmaltina.

Entretanto, mesmo sem o efeito ‘Jorge Jesus’, o Flamengo já dava sinais de que teria um ano de grandes expectativas pela frente.

Palmeiras, nosso segundo mártir

Como já disse, a busca incessante a fim de se equiparar ao Flamengo é grande. Por parte da diretoria do Porco, esse fator foi explícito logo na primeira demissão ocasionada pelo Mais Querido, e é claro após a partida de ontem (01), em que o time paulista foi o anfitrião.

A primeira queda Alviverde ocorreu na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro deste ano. Após uma derrota de 3 a 0, com gols de Gabigol (2) e Arrascaeta (1), no Maracanã, em 1º de setembro, Felipão foi cortado do Palmeiras.

Na época, com a derrota no Rio, o time de São Paulo completava sete rodadas sem vitórias na competição.

quedas palmeiras demissão 1

Luiz Felipe Scolari fez três passagens pelo Alviverde, e foi demitido após a pressão do Flamengo. Foto: GE.com

Entretanto, para tristeza de uns e alegrias de outros, o Mais Querido conseguiu de forma efetiva levar mais um técnico do Porco a queda neste ano.

Por coincidência ou não, Mano Meneses foi demitido a exatamente 3 meses da demissão de Felipão. Após a partida de ontem, 1º de dezembro, o Alviverde anunciou a queda do técnico, que assim como meses atrás vêm de jogos sem triunfos.

A vitória do Mais Querido por 3 a 1 sobre o Porco, no Allianz Parque, concretiza a invencibilidade rubro-negra. Mesmo sem a presença da Nação, o Flamengo literalmente passeou no gramado Alviverde, e retaliou o Palmeiras.

Corinthians, decadência após goleada

Neste ano, o Mais Querido soma 8 goleadas na temporada, e em uma delas mais um técnico deu adeus ao elenco que dirigia. Na 30ª rodada do Brasileirão, foi a vez de mais um clube paulista optar pela demissão do seu comandante após uma derrota contra o Flamengo.

O técnico Fábio Carille foi demitido depois do massacre do rubro-negro carioca, em 3 de novembro, no Maracanã. A derrota contou om 4 gols do Mais Querido, marcados por Bruno Henrique (3) e Vitinho (1), a 1 do Corinthians.

queda flamengo demissão

No Maracanã o Flamengo fez mais uma vítima, Fábio Carille. Foto: Alexandre Vidal, Marcelo Cortes e Paula Reis/Flamengo

Ceará, refém da hegemonia rubro-negra

E por último e não menos importante, as táticas de Jorge Jesus fez mais uma vítima no futebol nacional. Assim como no jogo contra o Corinthians, o técnico Adilson Batista foi demitido após uma goleada de 4 a 1, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em ritmo de festa, com o título da Libertadores e do Brasileirão em mãos, o Flamengo venceu o Vovô com facilidade, e por coincidência, com o mesmo número de gols feito pelo mesmos jogadores na goleada contra o Corinthians. Bruno Henrique marcou 3 vezes e Vitinho concretizou o massacre, efetivando o declínio de Adilson Batista no comando do Ceará.

queda título brasileiro

Na mesma noite, o Mais Querido levantou a taça de heptacampeão do brasileiro. Foto: Alexandre Vidal, Marcelo Cortes e Paula Reis/Flamengo

Ano de história e de grande aprendizagem para os técnicos nacionais. A intensidade do Flamengo comprovou que o futebol é imprevisível e a trajetória dos técnicos também. Vencer é prioridade, mas comandar de forma dominante deve ser, acima de tudo, uma característica obrigatória em meio a mudança do atual cenário do esporte no Brasil.

Portanto, o que nos resta é esperar as mudanças que os dirigentes adversários irão efetuar a fim de disputar futuros títulos com o intenso e vitorioso Flamengo.

Será que ainda este ano iremos ocasionar mais uma queda técnica nas duas últimas rodadas do Brasileirão?

Por Fernanda Fernandes

 

Fernanda Fernandes
Sou estudante de Jornalismo da Facha, carioca e tenho 20 anos. Flamenguista fanática desde a infância, é uma honra poder representar meu time fazendo o que eu amo. "Eu nasci Flamengo, e sempre vou te amar."

Craque da Galera: Vote em Everton Ribeiro para o prêmio do Brasileirão

Previous article

Qatar Airways e Flamengo próximos de acordo.

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TABELA