Os números que comprovam que a torcida do Mengão é um verdadeiro espetáculo

Torcida do Flamengo comparece em peso ao Maracanã (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)

A nação rubro-negra vem dando um verdadeiro show e espetáculo nas arquibancadas do Maracanã. E esse apoio não se baseia somente em 2019. Os números do ano interior são incríveis, o vice-campeonato do Brasileirão e a política dos preços baixos influenciaram para a excelente média de público.

ANO 2018

Além da volta ao Maracanã, o preço do ingresso (que teve média de 28 reais), foram atrativos para a nação. A marca de 47.139 torcedores por partida foi maior que em 2017 e a quinta melhor do time, perdendo para as médias dos anos 80(1980,1982,1983 e 1987), no qual o Maracanã tinha maior capacidade.Como resultado disso, o Flamengo teve 8 dos 15 maiores públicos do Campeonato Brasileiro, sendo Fla x CAP, pela última rodada, o maior público com 62.994 torcedores. A média flamenguista foi 2,5 vezes maior que a média do campeonato. Olhando as médias entre o período 2009-2018, o Flamengo faz a dobradinha com 2009 (41.553) e 2018 (acima), e o top-3 é fechado com o Corinthians em 2017 (40.007).

ANO 2019

No ano atual, mesmo com a mudança na gestão presidencial, assertivamente foram mantidos os preços acessíveis e nos dados atuais (desconsiderando Flamengo 0 x 0 Volta Redonda e Flamengo 3 x 2 Fluminense), a média de público já ultrapassa os 42 mil, deixando o clube carioca em primeiro entre todos os clubes das séries A,B e C do futebol brasileiro. A torcida vem pagando por volta de R$ 30 por ingresso, tendo o clube arrecadado aproximadamente R$ 8.000.000,00.

Considerando as três primeiras equipes de maior média de público, o Flamengo conta com uma disparidade grande para Corinthians e Palmeiras:

  1. Flamengo – 42.722
  2. Corinthians – 30.952
  3. Palmeiras – 27.161

Mais importante ainda, o Mengão contém um jogo a menos que Palmeiras e dois a menos que o Corinthians, o que demonstra certamente que a média de público ainda poderá melhorar.

Fator Reforços

Por outro lado, os reforços iniciaram muito bem.  Importante ressaltar que Gabriel Barbosa, Bruno Henrique e Rodrigo Caio assumiram a titularidade e estão muito bem com o Manto Sagrado, e essa identificação, principalmente com o primeiro, faz com que a torcida compre a briga do time, que vem em uma crescente, e vá ao estádio fazer a festa. Arrascaeta, embora ainda não seja titular, já conta com a torcida dos flamenguistas, para que assuma esse posto.

O apoio dessa Nação é de suma importância. É normal a cada entrevista dos jogadores, eles exaltarem a força que é passada para dentro do campo por essa torcida que vem lotando o Maracanã, calando os críticos com a fala de “torcida modinha”. Em outras palavras, o nosso décimo segundo jogador está mais presente do que nunca, e todo esse apoio deve ser recompensado com títulos.

Raj Danilo, Rubro-Negro nato. SRN

Comente,compartilhe e troque uma ideia comigo no Twitter:@RajDanilo

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui