Finanças

A importancia de uma Big Four na auditoria de um clube

0

Como qualquer torcedor fanático do clube mais querido do mundo, esperamos por títulos de expressão e consolidação do nosso poderio a nível continental. Porém, não podemos deixar de analisar o que acontece no âmbito além campo.

O Flamengo, recentemente firmou um contrato, onde, a partir de 2020, seus balanços financeiros serão auditados pela Ernest & Young. Quem não tem conhecimento no assunto deve estar pensando: “Tá, mas o que muda na vida do Flamengo essa empresa auditando os números do clube?”.

Anteriormente, os números do Flamengo eram revisados pela Mazars, uma grande empresa no ramo da auditoria, porém, a partir de 2020 esses números serão auditados pela E&Y que está dentro do chamado Big Four das auditorias, que contemplam também, Price, KPMG e Deloitte.

A importancia de uma Big Four na auditoria de um Clube, é a chancela para qualquer instituição de que os valores divulgados são fidedignos e estão de acordo com as normas contábeis em vigor no padrão internacional.

Para se ter uma ideia da importância dessa parceria, a EY faz a auditoria de clubes como Real Madrid, Barcelona e Liverpool, além do New England Patriots, no futebol americano.

Quando uma empresa de auditoria identifica algo de incorreto dentro dos balanços financeiros de uma empresa, a mesma solicita a correção perante a entidade, caso contrário, a auditoria emite uma nota explicativa no parecer final informando da inconsistência identificada.

Com isso, o clube passa a ter a confiança principalmente de instituições financeiras, conseguindo, assim, por exemplo, juros mais baixos para captação de créditos, além de comprovar que a instituição não possui qualquer movimentação financeira fora dos seus registros, como foi acusado essa semana por um repórter de uma rádio.

Ou seja, mais do que uma revisão reconhecida mundialmente, a importância de uma Big Four na auditoria de um clube é a constatação de que o clube possui clareza em seus números e que o mesmo está longe de qualquer situação que seja considerada irregular perante os órgãos reguladores do País.

Saudações Rubro-Negras.

Rafael Frizeiro Perez
Rafael Perez, contador formado pela UFRJ, pós graduado em Planejamento Tributário pela Mackenzie Rio e formando em LLM (Contabilidade e Direito Tributário) pela IBMEC e integrante do conselho deliberativo do Clube de Regatas do Flamengo. Rubro Negro graças a herança do falecido avô Perez, espanhol que se apaixonou pelo Mais Querido ao chegar no Brasil. Tem seu pai, Gabriel, como seu fiel companheiro de Maracanã.

    Leandro Vuaden irá apitar Flamengo x Corinthians, pela Copa do Brasil

    Previous article

    De volta ao Brasil, Marcos Braz concede entrevista coletiva : “Está tudo no prazo”

    Next article

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *